O prefeito Toni Duarte voltou com boas expectativas, depois de uma conversa pessoalmente na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e com técnicos da Caixa Econômica Federal, de Criciúma. O motivo da viagem, realizada nesta quinta-feira (2/07), foi articular a doação para o município de um terreno ocioso que pertence à União, localizado às margens da linha férrea, no bairro Ferrovia. A intenção é construir um condomínio que abrigará famílias que moram em áreas de risco ou em situação precária, cadastradas na Secretaria de Habitação.

O terreno, com aproximadamente 27 mil metros quadrados, tem capacidade para a construção de 73 casas geminadas, dentro do padrão Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Toni, a intenção é abrigar os moradores das áreas anexas ao terreno, decorrente de invasões ao longo dos anos e que vivem em situações precárias, sem saneamento básico e condições dignas de moradia. “Será um loteamento de forma ordenada e planejada, com toda infraestrutura necessária. Mas para que isso aconteça precisa ser feita a doação do terreno. Areunião foi nesse sentido, inclusive para encontrar soluções para financiar a construção das unidades habitacionais junto à Caixa Econômica”, afirma.

Foi apresentado à SPU um pré-projeto que dependerá de aprovação da Caixa, se enquadrando nos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida. A estimativa é de que na semana que vem seja encaminhado ao governo federal para agilizaro lançamento. “Nesta primeira fase demonstramos o interesse do município em ocupar essa área, oferecendo moradias dignas às famílias daquela região. É um processo que se arrasta ao longo dos anos, com muita burocracia por se tratar de área invadida, e precisamos encontrar uma resolução o mais rápido possível”, diz.

No dia anterior à viagem, Toni e o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, vistoriaram o local e conversaram com os moradores. As famílias aguardam ansiosas pelo início das construções, o que vai lhes garantir mais qualidade de vida.

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Sandro Scheuermann