O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) apresentou na Alesc um projeto para que a doação de sobras de alimentos possa ser regulamentada e autorizada pelos órgãos de fiscalização e vigilância sanitária, desde que obedecidos alguns critérios de qualidade e segurança para quem vai consumir estes alimentos. 

Até aí, tudo bem. É louvável a preocupação do deputado. Até porque dizem as estatísticas que o Brasil joga no lixo 1/3 de todos os alimentos que produz (ou se perdem no processo da colheita, transporte, estocagem ou mesmo na forma de sobras na mesa das famílias ou na geladeira). 

O que o deputado talvez não saiba - e que a gente humildemente sugere - é que ele vá às escolas estaduais. E dê uma perguntada às diretoras para onde são jogados os restos da merenda escolar que todos os dias são servidas aos alunos. 

Tenho informações de fonte segura - professores destas escolas - que já me relataram por várias vezes que todos os dias são jogadas fora grande quantidade de alimentos de ótima qualidade. "Não deixam nem os professores se servir das sobras. Ninguém pode aproveitar. Tem de jogar tudo fora, no lixo. E além disso mandam colocar água sanitária por cima para que ninguém da rua possa aproveitar. É um absurdo. Tanta gente passando fome e com necessidade e esse absurdo acontecendo", me relatava uma professora dia desses. 

Então, deputado Gabriel, que esse projeto comece por aí, pelo próprio Governo (do seu partido, aliás), que baixou ordem para jogar fora tudo o que sobra das merendas das escolas. 

Loreno Siega - Revista Visão 

Assessor de Imprensa do deputado se manifesta:

 

Boa tarde, Loreno.

 

Sobre os alimentos jogados fora numa escola, postado no Portal da Revista Visão, gostaria de ponderar que, hoje, as escolas não podem doar as sobras mesmo que elas não tenham sido tocadas pelos estudantes. O mesmo serve para restaurantes e outros estabelecimentos que servem alimentos prontos.

 

O projeto do deputado Gabriel Ribeiro está sendo proposto justamente para mudar esta situação que, realmente, é cruel de se ver.

 

Tarcísio Poglia - Assessor de imprensa do dep. Gabriel Ribeiro