O Departamento de Pesquisa do Secovi/SC apresentou, no início de janeiro/2016, o resultado do 4º trimestre do Mercado imobiliário de 2015, avaliando as principais cidades da sua base territorial, entre elas, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Lages e Rio do Sul, sendo que Lages teve uma grande valorização dos imóveis ofertados em relação às demais cidades pesquisadas.

A cidade apresentou um percentual de aumento de 4,7% na média geral dos imóveis estudados. Enquanto os apartamentos apresentaram uma valorização média geral de 2,9% no período estudado, destacando-se os imóveis com dois dormitórios pela valorização do valor médio do m² por área útil ofertado de 8,3%. Os imóveis com quatro dormitórios apresentaram uma desvalorização em relação a outubro de 2015 de 2,1%.

Os resultados, sobre as casas de alvenaria, apresentaram a média geral de 2,1% de aumento. Observou-se que os imóveis com quatro dormitórios apresentaram a maior valorização do período, sendo de 6,7% de aumento em relação a outubro. Já os imóveis com três dormitórios apresentaram uma leve queda no valor médio do m² por área útil ofertado de 0,9%.

Os dados utilizados neste estudo foram coletados a partir das ofertas anunciadas nos sites das imobiliárias localizadas na região das cidades pesquisadas, analisados pelo departamento de pesquisa do Secovi/SC e auditados pelo instituto de pesquisa Datacenso, sob responsabilidade técnica do Prof. Dr. Cláudio Shimoyama, economista CORECON nº. 3313.

A Diretora do Secovi/SC para Região de Amures, Vinéia Kochë, salienta que Lages e região está em desenvolvimento nesse setor. “Observamos que mesmo o país vivenciando uma crise econômica, alguma a cidades valorizaram seus imóveis devido ao seu Desenvolvimento, em Lages não poderia ser diferente, nos últimos 5 anos a cidade está sendo muito prospectada pelas construtoras e incorporadoras de fora devido a sua disponibilidade de áreas, também o crescimento da população universitária e Industrial gerando um forte movimento, esses são os principais fatores que agregam para essa valorização mercadológica o atual cenário em Lages e Região”, finaliza Vinéia.

O Cenário Imobiliário 4º trimestre de 2015 está disponível na integra no site www.secovi-sc.com.br.

Informações: Assessoria Secovi-SC e Cris Menegon