O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, está em Brasília (DF). Na quinta-feira (10/03) pela manhã ele apresentou o Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger) ao diretor-presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Guilherme Cabral. Segundo o secretário, Paulo Guilherme está conhecendo instituições atuantes na assistência técnica e rural para elaborar um sistema de gestão e de informações visando o desenvolvimento rural do país.

Paulo Guilherme exemplificou que o aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Lages, o Gerencia Vias, para monitoramento e comunicação de problemas nas condições estruturais na malha viária rural, poderá servir de inspiração para a criação de algo semelhante para os extensionistas rurais, quando estes visitam os agricultores, substituindo as tradicionais pranchetas por tablets.

Foi acertado que a Secretaria de Agricultura encaminhará nota técnica à Anater, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), explicando o funcionamento do Sisger. “O reconhecimento da nossa iniciativa, que é inovadora, pelo governo federal, abre portas para a captação de recursos e melhorar ainda mais as estradas rurais do nosso município”, diz Moisés. Após o encontro na Anater, o secretário foi convidado a participar do 3º Diálogos da Terra, com a presença do ministro Patrus Ananias.

Programa de Aquisição de Alimentos

Ainda na quinta-feira, Moisés Savian foi recebido no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pelos responsáveis pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Do encontro participou o coordenador geral Paulo Alves. O objetivo foi buscar recursos para implantação do PAA em Lages. Através do Programa são adquiridos produtos da agricultura familiar e distribuídos para a rede socioassistencial (associações, abrigos, grupos voluntários) e para famílias que vivem em condição de vulnerabilidade alimentar.

Lages aderiu ao Programa em outubro de 2014. Em 2015, devido às limitações orçamentárias federais, não foram aportados recursos para o município. Como encaminhamento da agenda foi pactuada a realização de uma reunião em Lages com a equipe de Brasília para planejar a implantação do PAA Institucional,  que buscará envolver diversas instituições públicas (hospitais, universidades, Exército).

 

Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Divulgação