O empreendedorismo está crescendo e é responsável por boa parte das mudanças positivas que acontecem no mundo. Por meio de negócios ou iniciativas, o movimento cresce a cada dia e apresenta soluções inovadoras para o mercado, seja ele, de negócios ou ações sociais. Durante a realização do TEDx Lages o assunto empreendedorismo foi abordado pelos palestrantes em meio a temas como educação, criatividade, mobilidade urbana e sustentabilidade. Cada um mostrou a sua maneira o quanto vale uma boa ideia transformada em uma ação efetiva de mudança.

O coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Altenir Agostini, instituição apoiadora do TEDx Lages, destaca que a promoção do empreendedorismo inovador é cada vez mais relevante para o Sebrae. "Buscamos a inovação orientada para resultados. O evento mostrou bons exemplos de inovação, novos olhares de maneira a acompanhar as transformações do mundo empreendedor que vive em constante evolução".

O publicitário Claudio Ferreira Júnior conhecia o TEDx pela TV ou internet, já havia assistido eventos de outras cidades, mas nunca participado. Para ele, valeu participar. “A experiência que a gente recebeu nos encoraja a pensar e agir de uma forma mais positiva para qualquer área da nossa vida”.

O TEDx ocorreu pela primeira vez em Lages no mês de março. A cidade foi o sexto município catarinense a realizar o evento. Nós convidamos as pessoas a mudar a percepção sobre os antigos padrões de comportamento e buscar oportunidades onde outras pessoas não vêm, conta o coordenador do evento em Lages, Pedro Ceron.

Ele destaca, ainda, que a ideia é que as pessoas revejam e observem o que tem feito para mudar a realidade da comunidade onde está inserida. "Se essas pessoas que participaram do evento fizerem alguma coisa para transformar uma comunidade, o trabalho ou pessoa já terá valido a pena".

Texto: Catarinas - Fotos TEDx Lages