Foi assinada agora à tarde (30/03), nas dependências do Orion Parque Tecnológico, a ordem de serviço com a empresa ACMM Serviços de Energia Elétrica Ltda., de Timbó,  para a implantação do  sistema elétrico externo do terreno que compreende o prédio central e futuras outras construções  onde serão instaladas empresas, além da iluminação noturna dos pátios. 

O investimento, de R$ 244.654,58, é da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços. No mesmo evento, foi anunciada a data para a inauguração do prédio central, 30 de maio, uma segunda-feira, logo após o encerramento da 28a. Festa Nacional do Pinhão (que encerra dia 29/05). 

Estiveram presentes ao ato o prefeito Elizeu Mattos, o Secretário Regional João Alberto Duarte, o presidente em exercício do Instituto Orion, empresário Valmir Tortelli, o  presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, Secretários Municipais de Meio Ambiente, Mushue Hampell e de Desenvolvimento Econômico, Juliano Chiodelli, além de representantes da empresa que vai executar os serviços elétricos. 

O prédio central do Orion Parque Tecnológico de Lages representa investimentos diretos do Governo de SC, na ordem de R$ 6 milhões (através da Fapesc). Além do prédio físico, o Governo do Estado também garantiu recursos para a compra de todo o mobiliário do prédio (de 4 andares) e equipamentos. A construção está em sua etapa final. E chama atenção pela excelente qualidade da obra física, detalhes e pelo projeto arquitetônico (que prioriza o vidro, a madeira, o ferro e a alvenaria em sua concepção). 

No local, serão instaladas pequenas empresas do segmento da Tecnologia da Informação (TI) e da Biotecnologia (convênio com o CAV Udesc foi assinado recentemente, permitindo intercâmbios entre projetos). Além disso, na parte externa do terreno, que no total tem quase 90 mil m2, serão instaladas outras empresas como mais uma unidade da NDDigital, Faculdades Tecnológicas do Senac, Flex Contact Center, entre outras. 

Em seu discurso, o prefeito Elizeu Mattos disse que Lages está de  parabéns pelas parcerias que conseguiu realizar, envolvendo entidades privadas, órgãos públicos, empresas e Universidades na efetivação do projeto. "Aqui serão gerados empregos e também haverá o desenvolvimento de empresas de ponta. Juntos, todos estamos nos ajudando para tornar realidade esse grande sonho, que começou na ACIL", disse. Elizeu também falou que buscará parceria com o Governo do Estado para garantir a implantação de calçadas padronizadas e de qualidade do Orion Parque até o Colégio Melvin Jones, que permitirão maior segurança aos pedestres, estudantes e futuros trabalhadores do empreendimento. 

Texto e Fotos: Loreno Siega - Revista Visão