Depois de eleitas, a rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão passam por uma série de orientações e capacitação. Nesta terça-feira (12/04), Vanessa Camargo, Natalia Machado e Taiane Borges conheceram um pouco mais da história, usos e costumes de Lages e da região e sobre o evento que representam. A capacitação foi ministrada pelo guia de turismo Matias de Liz, que instruiu todas as realezas da Festa do Pinhão desde sua primeira edição.

Todas as candidatas estudaram sobre esses temas para o dia do concurso. A Fundação Cultural de Lages (FCL) ofereceu material, porém, subsidiar as representantes da Festa do Pinhão do maior número de informações é fundamental para que possam melhor receber os visitantes e a comunidade lageana. “Nossa história e cultura são muito ricas. Quanto mais soubermos, mais bem representada estará nossa cidade e a nossa festa”, diz a rainha Vanessa Camargo.

Matias continua a capacitação com o dia de campo. “Elas terão a oportunidade de praticar aquilo que aprenderam hoje e ainda tirar dúvidas que restarem”, comenta. No dia de campo as soberanas vão aprender a fazer chimarrão, elaborar pratos típicos a base de pinhão, preparar o camargo, fazer uma sapecada, entre outras atividades.

Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Taina Borges/ FCL/ Divulgação