O 19º concurso de qualidade da fruta ocorreu antes ainda da abertura da XX Festa Nacional da Maçã, na terça-feira, dia 19, com a participação de aproximadamente 90 produtores participantes e 130 amostras de maçã. Ao todo sete variedades da fruta participaram: Fuji, Gala, Fuji Mishima, Imperial Gala, Galaxy, Fuji Suprema e Brookfield, além da maçã mais pesada, que atingiu 712,38 gramas.

Para Rosangela Pasetto, presidente da ASSEA, responsável pela organização do concurso, a importância de mostrar a qualidade da fruta é importante para fomentar a produção. “Através do concurso vimos a qualidade de nossas frutas, e isso é importante para coroar a produção de São Joaquim, além de mostrar a qualidade dela para o resto do Brasil" explicou Rosangela.

O Prefeito Humberto Luiz Brighenti, que esteve presente no concurso, contou que a maçã de São Joaquim é a melhor do Brasil "Esse concurso é uma possibilidade de através da Festa mostrar o quanto a maçã é importante, inclusive, como prestígio aos produtores”, ressaltou o prefeito.

O evento foi organizado pelo Núcleo dos Técnicos Agrícolas, Associação dos Engenheiros Agrícolas da Serra Catarinense (Assea), Epagri e Amap.

Premiação:

Mais de R$ 35 mil em premiação aos vencedores. O principal prêmio será uma roçadeira, oferecido pela Sotrima e a fábrica Mec Rull, e dois televisores serão entregues aos vencedores da Fugi Mashima. Os demais primeiros lugares receberão televisores de 48 e 38 polegadas.

Após o julgamento, o resultado final:

Gala

1º lugar – Peterson Pereira Padilha

2º lugar – Geferson Pereira Padilha

3º lugar – Osvaldir de Oliveira Pereira

Imperial Gala

1º lugar – Marcel Pereira Rodrigues

2º lugar – José Waldemar da Silva Pereira

3º lugar – Edson Correa

Galaxy

1º lugar – José Liriano de Andrade

2º lugar – Francisco Borges Padilha

3º lugar – Marconi Camargo Barbosa

Maxi Gala ou Brookfield

1º lugar – Simião Pereira

2º lugar – Luiz Gonçalo Martins

3º lugar – Iliete Aparecida Pereira Rodrigues

Fuji Mishima

1º lugar – Maurício Ribeiro Melo

2º lugar – Renato Ribeiro Melo

3º lugar – Vinícius Eduardo Melo

Fuji

1º lugar – Dirceu Rocha

2º lugar – Bibiano Antunes Rodrigues

3º lugar – Diego Rocha

Fugi Suprema

1º lugar – Roberto Luciano Macedo

2º lugar – Osvaldir de Oliveira Pereira

3º lugar – Simião Pereira

Maçã mais pesada

Maurício Marques Bittencourt

Assess. de Imprensa da Festa da Maçã