A segunda etapa da capacitação da rainha Vanessa Camargo e das princesas Natalia Machado e Taiane Borges foi durante o Dia de Campo, atividade tradicional da realeza da Festa Nacional do Pinhão. Nesta quinta-feira (28/04), as representantes de um dos maiores eventos gastronômicos de Santa Catarina aprenderam um pouco mais sobre os usos e costumes da Serra catarinense.

O guia de turismo Matias de Liz foi quem liderou as atividades no hotel-fazenda Boqueirão. A manhã gelada começou com uma sapecada de pinhão. As soberanas recolheram as grimpas, que são as folhas secas do galho da araucária, debulharam a pinha, separaram os pinhões e jogaram sobre o fogo. Apagaram o restante das chamas com galhos verdes e saborearam a semente, como faziam os índios.

Essa etapa foi acompanhada pela turista Mariana Nunes, de Taió. Ela foi a primeira a receber o pinhão assado da maneira mais primitiva. “Não sabia e nunca tinha visto como se faz uma sapecada. Adorei o sabor. E as meninas são muito bonitas, simpáticas e receptivas. Lages está muito bem representada”, sintetiza.

Depois disso, as soberanas aprenderam a fazer umas das bebidas que esquenta o inverno dos serranos. No galpão, e em frente ao fogo de chão, as meninas prepararam o chimarrão e conheceram os rituais de saborear o mate. “Fotografei para o meu pai ver. Nunca tinha feito um chimarrão. O primeiro ficou bom. Aprendi direitinho”, diz Taiane.

Culinária serrana

Para ser rainha e princesa não basta conhecer os pratos típicos da Serra, tem que saber prepará-los. Na cozinha, a realeza colocou a mão na massa e fez os principais atrativos da culinária serrana. “É uma das nossas tarefas falar da paçoca e do entrevero. Temos que ter confiança daquilo que estamos dizendopara explicar aos nossos visitantes como são feitos esses deliciosos pratos”, reforça Vanessa. O Dia de Campo teve ainda explanação oral do guia sobre as atividades do homem do campo e suas tradições.

A atividade encerrou com um passeio a cavalo. “Estamos representando muita gente, por isso temos que estar bem preparadas”, destaca Natalia. A série de capacitação encerra na próxima semana quando as soberanas farão um passeio, acompanhadas pelo guia, nos principais pontos e atrativos turísticos de Lages. “Nas paradas vamos falar sobre a história e importância de cada local para a cidade”, informa Matias de Liz.

 

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Nilton Wolff/ PML/ Divulgação