O marketing vem mudando sistematicamente, afinal, os consumidores mudam constantemente. Concordo com Walter Longo – executivo e palestrante, conselheiro no programa O Aprendiz, que diz: “é importante pensarmos mais nas tendências que nas pendências”.

O consumidor está acostumado a gerenciar seu próprio conteúdo. Portanto, falar diretamente com ele e mostrar-lhe como a tua marca poderá ajuda-lo é o desafio do marketing de sucesso. Porém, muitos empresários não acordaram para essa realidade, e os que acordaram, tentam entender como, quando e onde ficaram pra trás.

Posicionamento é a essência do marketing. É importante entender que o que a tua marca diz; os valores que ela representa farão parte do dia-a-dia do consumidor. Por isso é relevante que a marca busque um engajamento com o cliente onde ele estiver. Entender por onde esse cliente anda, quais são os seus passos, quais os meios de comunicação que ele acessa e por quais meios de comunicação ele é informado, e principalmente, entender quais os veículos que poderão representar dignamente a tua marca na busca de atingir esse consumidor, é o diferencial que se deve buscar.

Para tal, é imprescindível conhecer o mercado, saber segmentá-lo, ser capaz de distinguir onde e como tua marca deverá ser publicada. Sim, por isso é salutar que você saiba quais os meios de comunicação que, de fato, “falam” com teus clientes, do contrário, é “desperdício”.

 

"Se você fosse seu cliente, de que forma daria atenção para a tua marca?"

Comece por compreender que existem vários canais, vários veículos de comunicação, e que cada um a seu modo exerce poder persuasivo em seus clientes. Qual a tua pretensão? O quê e como quer comunicar? Você quer que sua marca seja vista por apenas 1 semana? 15 dias? Ou quer apenas ser ouvido por 30 segundos? Utilize a lei da Empatia: se você fosse seu cliente, de que forma daria atenção para a tua marca? Seria só de “relance”, ou gostaria de delongar-se mais sobre ela? Aprofundar-se mais, entender de fato o que ela poderia fazer por você.

Don Schultz, criador do conceito de Comunicação Integrada de Marketing, e um dos mais influentes pesquisadores desde os anos 80 disse: “O consumidor troca de marca com cada vez mais facilidade, por não perceber diferenças entre elas”. Isso acontece pelo equívoco nas ações de marketing que focam excessivamente em descontos.

O foco de um Marketing de Sucesso é criar vínculo, posicionar a marca, o produto e o serviço na mente do consumidor. E isso deve ser pensado não somente nos momentos de “alta”, e sim também nos momentos de “crise”, pois, quando este consumidor decidir por um produto, que seja o nosso o primeiro a vir em sua mente. Marketing bem feito, sucesso na certa!

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