A 28ª Festa Nacional do Pinhão terá um festival de música nativista feito especialmente para crianças e adolescentes. A Fundação Cultural de Lages (FCL) e a Comissão Central Organizadora (CCO) abrem as inscrições para a 3ª Sapecadinha da Serra Catarinense nesta terça-feira (3/05) para meninos e meninas entre 8 e 15 anos de idade. O período encerra no dia 18 de maio. Para efetivar a participação é preciso ir pessoalmente à FCL para preencher uma ficha e apresentar cópias de documentos.

A ideia da FCL é incentivar a participação de crianças e adolescentes no cenário musical e meio cultural lageano. Além disso, espera-se motivar o conhecimento de usos e costumes e fortalecer a cultura regional por meio de um novo evento dedicado especificamente ao público infantojuvenil.

O festival é dividido em duas etapas. A primeira é em formato de audição com apresentação solo, conhecida como capela, no auditório da FCL, no dia 19 de maio, e é classificatória à segunda etapa. Na segunda fase ocorre a apresentação dos 12 finalistas com seus acompanhantes. A final está marcada para o dia 27 de maio, no teatro Marajoara.

O coordenador do evento, Eduardo Vicari, explica que as músicas defendidas e interpretadas devem estar contidas nos álbuns da Sapecada da Canção Nativa e Sapecada da Serra Catarinense. “Temos na Fundação Cultural o acervo com todas as canções dos dois festivais, caso o intérprete precise”, destaca. Serão premiados os 1º, 2º, e 3º lugares e todos os 12 finalistas da Sapecadinha receberão troféu de participação. Os participantes da final terão sua performance gravada e disponibilizada ao público em hotsite específico do evento.

 

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Taina Borges/ FCL/ Divulgação