As praças João Costa e João Ribeiro, no Centro, estão recebendo cuidados especiais da equipe de jardinagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Na João Costa os serviços realizados nesta sexta-feira (13/05) são intensivos, tendo em vista a abertura da programação festiva do Recanto do Pinhão já neste sábado (14/05), a partir das 10 horas.

O secretário Adilson Panek destaca que o cuidado com o visual da cidade é uma preocupação constante. “Promovemos uma série de ações para que Lages se mantenha aconchegante para os moradores e para que os turistas também se sintam em casa”, comenta.

O engenheiro agrônomo Giovanni Tomazellidiz que os trabalhos de jardinageminiciados nesta semana serão concluídos até o fim do dia. No geral, os serviços consistem na poda de arbustos dos canteiros das praças, erradicação de ervas daninhas em meio às calçadas e meios-fios, plantio de flores e demais espécies ornamentais.Junto aos portais do Recanto do Pinhão e ao longo da praça Túlio Fiúza de Carvalho,a ornamentação fica por conta de vasos de buganviles (lilás). Nos canteiros da praça estão sendo plantadas flores como margarida belga, kalanchoes (flor-da-fortuna) e bromélias.

 

Controle de erva daninha

Um queimador a gás é o mais novo instrumento que vem sendo utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente para a erradicação de ervas daninhas que crescem em meio às calçadas e meios-fios. Trata-se de um aparelho utilizado experimentalmente, mas com bons resultados.“É um instrumento prático, de baixo custo e grande resolutividade. E o mais importante: possibilita o controle ecologicamente correto de erva daninha rasteira. A chama a gás (labareda) queima rapidamente folhas, ramas e sementes, substituindo a utilização de enxada para esse tipo de capina”, explica Giovanni.

 

Ações no entorno do parque de exposições

Na praça João Ribeiro, em frente à Catedral, estão sendo realizados serviços de jardinagem, mas o que mais se destaca é a pintura dos desenhos sobre as calçadas. Nesse trabalho está empenhada, excepcionalmente, a equipe de pintura de sinalização de trânsito da Secretaria de Meio Ambiente.

O coordenador de equipe, Olímpio Correa, fala que os serviços de pintura na praça deverão estar concluídos até o fim do dia desta sexta-feira. “Depois nossa equipe executará a pintura de faixas de pedestres na avenida Camões e nas ruas de entorno ao parque Conta Dinheiro”, relata. “Também nesse entorno iremos afixar 80 novas placas verticais de sinalização de trânsito”, finaliza.As ações deixam a cidade ainda mais bonita à espera da 28ª Festa Nacional do Pinhão, de 20 a 29 de maio.

 

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Cao Ghiorzi/ Divulgação