Também não gostei nada dos comentários bestas e cheios de más intenções da garota Tábata Sevegnani Biluk  (foto acima) - que postou comentários no You Tube falando mal de Lages, dos lageanos e da Festa Nacional do Pinhão. 

A tal da garota loira, que é fotógrafa e reside em Itajaí, com sua postagem, gerou inúmeros comentários indignados, protestos, xingamentos e sentimentos de raiva por parte dos lageanos "Boi de Botas". Afinal, quem gosta de ver sua cidade sendo "escrachada" e "achincalhada"?

Agora, uma coisa boa essa tal de Tábata provocou nas pessoas: o sentimento de amor à nossa terra, de defesa do nosso chão, nosso povo, costumes, tradições e de tudo aquilo que temos de bom. 

Afinal, Lages é uma cidade com 250 anos de história. É a única cidade de SC que teve um filho seu (Nereu Ramos) que chegou à Presidência do Brasil (em 1956). Deu a SC, ainda, mais sete governadores (incluindo o atual, Raimundo Colombo). Até os anos 70, era o dinheiro gerado em Lages que ajudava o Governo do Estado a pagar seus maiores compromissos financeiros. 

Foi daqui que saiu a maior parte da madeira utilizada na construção de Brasília. Aliás, foi para transportar essa madeira que o Grupo Battistella, de Lages, trouxe no final dos anos 50 para o Brasil a marca de caminhões e carretas Scania.

Motivos para amar Lages.... 

Lages continua sendo bela, imponente, charmosa  e cheia de graça. Temos atualmente mais de 15 mil estudantes de ensino superior (CAV, Uniplac, Unifacvest, Uniasselvi e IFSC). Jovens de várias partes do Brasil vêm aqui estudar e se encantam com a cidade e com os lageanos.

Temos o maior território entre todos os municípios catarinenses. Temos a bela e legendária Coxilha Rica, um dos únicos territórios ainda a explorar em termos de fronteira agrícola, sem falar em suas paisagens de tirar o fôlego, em suas fazendas centenárias, no caminho das tropas, nas araucárias, nas fazendas de turismo rural, nas tradições gauchescas e nativistas, nas belezas do Salto Caveiras, entre outros locais. 

Lages é um lugar de gente querida e hospitaleira, de pessoas  simpáticas, bonitas e educadas (com algumas raras exceções, claro). 

Então, Tábata, você está muito enganada com relação a Lages. Venha aqui nos visitar que lhe  mostraremos pelo menos 100 motivos para você amar nossa terra e nosso povo. 

Mas....

Quisera eu que todo esse ódio que estão manifestando e destilando agora contra a Tábata também fosse direcionado àqueles e àquelas que tantas promessas fizeram a Lages e aos lageanos e que até agora não cumpriram (o aeroporto regional em Correia Pinto é apenas um dos muitos exemplos - a Sinotruk - a Novaer Kraft - e por aí afora). 

Que esse amor próprio, essa indignação, também sejam para cobrar aquilo que nos foi prometido pelos políticos e  até agora não cumprido. A tudo aquilo que merecemos enquanto povo, cidade e cultura. 

Loreno Siega - Revista Visão

VEJA AQUI A MATÉRIA ORIGINAL - E OS VÍDEOS QUE TÁBATA POSTOU