Na moção legislativa 118/16, o vereador Hampel Vieira (PMDB) busca o apoio dos mais tradicionais veículos de comunicação de Lages para a divulgação das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), como palestras e eventos de formação no município e região. O objetivo é conscientizar principalmente crianças e adolescentes que são mais facilmente suscetíveis aos apelos pelo uso de entorpecentes, presentes em mídias de massa, como novelas, filmes e outros.

Hampel se reuniu com vários comunicadores e representantes dos veículos de mídia na última semana e expôs a estratégia de prevenção por meio do diálogo, ainda durante a infância e a adolescência, fases onde as pessoas se encontram mais aptas a receber orientações e assimilar valores. “Investir com o Proerd é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais”, define.

O Proerd consiste num esforço cooperativo visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

A matéria é destinada aos diretores dos jornais Correio Lageano, O Momento e Gazeta Serrana, às rádios Clube de Lages, Princesa, Guri/Menina, CBN, 101 FM, Transamérica e Band FM, às revistas Expressiva e Visão, às emissoras de televisão RBS, SBT, Band-SC e Nova Era TV, e aos blogs do Edson Varela, Barão, Biguá, Cris Menegon, Notícia no Ato, Paulo Chagas e Olivete Salmória.

Assess. de Imprensa da Câmara de Lages