Foi confirmado, em reunião com o Presidente da Câmara de Vereadores de Lages, que o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) de Lages passará por votação nas próximas semanas. A confirmação ocorreu na última segunda-feira, 23/05, em reunião entre o Presidente Thiago Oliveira e Moisés Savian, um dos idealizadores do projeto.

O plano, foi composto ainda na gestão de Savian como Secretário de Agricultura e Pesca, tem como objetivos melhorar a qualidade de vida e executar ações nas áreas sociais, econômicas, culturais e ambientais para a população que vive em áreas rurais, além da conservação de estradas, transporte escolar, turismo, o escoamento da produção agropecuária e melhoria nos setores de saúde. Segundo Moisés Savian, com a votação “o plano estará efetivamente em funcionamento e Lages terá um norte para o desenvolvimento rural”.

O plano conta com 68 ações, entre elas voltadas ao fomento produtivo, a saúde, educação, assistência social, entre outras. Além disso, destaca-se a merenda escolar, a promoção de feiras da agricultura familiar, o programa Saúde na Escola, a recuperação das estradas, ações socioeducativas e assistenciais e cursos de qualificação. O plano, que começou a ser elaborado em outubro de 2014, iniciou com a coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisas de campo, cadastramento de estradas, levantamento do uso do solo e outras iniciativas. “Fizemos um amplo esforço para sistematizar informações e ações públicas, a aprovação dos vereadores é a última etapa desse processo”, complementa Savian.

O PMDR está previsto na Lei Orgânica do Município desde 1990 mas só agora será implantado. Estão vinculados com o PMDR, além de vários órgãos da administração municipal, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), além de organizações sociais voltadas ao desenvolvimento agrícola e pecuário. 

Moisés Savian - Engenheiro Agrônomo