O meu amigo dentista (odontólogo)  Sr. Nedher Ali Dabbous, nas suas redes sociais, publicou opinião acerca de um jornal informativo “Prestando Contas”, lançado recentemente pela Prefeitura de Lages, que traz na capa o sugestivo título: “Lages decola para o futuro”.

Nedher, que teve sua opinião ampliada e comentada por um  amigo blogueiro aqui de Lages, faz duras críticas à tal publicação. E muito mais à prefeitura de Lages. Em determinado momento, o amigo Dabbous diz: “Vocês acabaram com Lages....”, referindo-se à atual administração.

Filósofo que sou (antes de ser jornalista profissional me graduei em Filosofia – a ciência das ciências), entendo que as realidades – todas elas – são bem mais amplas do que parecem. Portanto, no ponto de vista do Nedher Ali Dabbous, e sob os aspectos que ele analisou, digo que ele tem razão. De fato, a administração de Elizeu Mattos não é lá uma Brastemp.

Mas, como filósofo (aquele que não se contenta simplesmente com as aparências), sou obrigado a mostrar ao Nedher Ali Dabbous algumas questões que talvez ele não tenha visto, lembrado ou observado  (dentista não deve andar muito pela cidade – e nem deve ter o costume de acompanhar par e passo o que faz uma administração – é compreensível).

ANTES DISSO, NO ENTANTO, PERMITO-ME DIZER O SEGUINTE:

- Nenhuma administração (de Prefeitura, de Governo do Estado ou de um País) agrada a todos (vai ser assim pelos séculos dos séculos);

- Há quem diga que o PT também acabou com o Brasil;

- E há quem veja no atual governo internino do PMDB (MIchel Temer)  também uma "catástrofe";

- Há quem diga que a administração do Raimundo Colombo (Governo do Estado)  também deixa muito a desejar (principalmente para a nossa região);

- Há quem diga que a administração de Lages, sob a égide do falecido Renatinho, também fez pouco por Lages (o próprio Colombo, quando prefeito).

- E por aí afora....

O QUE TALVEZ O NEDHER NÃO ESTEJA ENXERGANDO SOBRE LAGES....

- Quem trouxe para Lages um shopping center de verdade?

- Quem concluiu a revitalização da Av. Duque de Caxias (que na administração anterior de fato mais parecia uma toca de tatu)?

- Quem pavimentou a rua Cirilo Vieira Ramos (em frente ao Caça e Tiro)? (que ficou anos com os moradores queimando pneus em protesto pelo descaso);

- Quem recapeou toda a Av. Luís de Camões, Presidente Vargas, Correia Pinto e boa parte da Av. Papa João XXIII?

- Quem está pavimentando a Av. Antônio Ribeiro dos Santos?

- Quem concluiu a revitalização da Av. Santa Catarina?

- Quem de fato implantou a Via Gastronômica? (que não ficou lá uma Brastemp mas que foi concluída, finalmente);

- Quem terceirizou a Festa Nacional do Pinhão? (que agora custa pelo menos ¼ do que custava antes aos cofres públicos)

- Quem asfaltou várias ruas nos bairros (vá lá no Gralha Azul, no Loteamento Bom Jesus, no São Cristóvão ou em outros e veja, Sr. Nedher)?

- Quem inaugurou pelo menos duas novas e grandes creches (com recursos do Governo Federal) – aumentando em mais mil vagas para a Educação Infantil) – e pelo menos duas novas Unidades de Saúde (Coral e São Miguel)? – (devo ter esquecido várias inaugurações de novas escolas e unidades de saúde)....

- Não faltou mais água potável  nas torneiras da casa das pessoas no verão graças aos investimentos feitos pela Semasa.....(vocês lembram como era antes?)

- O Inter de Lages renasceu (lembram onde estava o Inter de Lages há quatro anos?);

- Em que administração vieram para Lages ou foram ampliadas as  seguintes empresas:

- GTS do Brasil (triplicou de tamanho);

- Ambev (investiu em Lages mais R$ 140 milhões – implantando a 5ª. linha de produção);

- Hipermercado Big;

- Belo Peixe (frigorífico de peixes);

- Sanovo Greempack (que inaugura em breve);

- Conesul Comercial e Importadora (na subida da Av. Papa João XXIII);

- Ekomposit do Brasil (que vai inaugurar em breve, lá na saída para o Cerrito);

- Centro de Distribuição das Lojas Volpatto (na antiga Battisstella);

- Superfrut (que ampliou em Lages sua fábrica de sorvetes e picolés);

- Stok Center (um novo supermercado que está se instalando lá próximo ao Estádio Tio Vida);

- Em que administração de fato se concluíram as reformas necessárias no aeroporto Antônio Correia Pinto e se viabilizou um vôo regular diário da empresa Azul para São Paulo? (começa no dia 28/06);

- Em que administração foram adquiridas e apresentadas publicamente 50 novas máquinas, caminhões e equipamentos para os setores de obras, agricultura e meio ambiente? (lembra disso, Sr. Dabbous?);

- Em que administração se fez renascer o projeto Brilho de Natal (que hoje leva o pomposo nome de Natal Felicidade)? – Aliás, o senhor já foi assistir alguma apresentação do Natal Felicidade? Gostou das Águas Dançantes? Das projeções mapeadas na Catedral? Do Túnel Encantado?

- Em que administração se está implantando (para não dizer que está concluído) o projeto de cabeamento subterrâneo no centro da cidade? (uma obra demorada, difícil e que deve ficar pronta em breve.... com recursos da Celesc - Governo do Estado e da Prefeitura);

- O que dizer do Orion Parque Tecnológico, Sr. Dabbous? (O senhor já foi lá ver o Centro de Inovação, que será inaugurado agora no dia 24/06? – Conhece a fundo o projeto e o que ele representará para Lages?

- Em que administração se recuperou o projeto da Av. Ponte Grande? (que aos poucos vai sendo tocado – mesmo que demore 10 anos mas que será uma obra maravilhosa e fundamental para o desenvolvimento de Lages)?

Eu poderia citar muitas outras coisas do que foi feito – e também lembrar de muitas outras que foram prometidas e que não foram feitas (a relação também seria grande, com certeza) Mas, para que não se cometam injustiças, Sr. Nedher Ali Dabbous – ENXERGANDO SÓ UM LADO -  e para que se tenha a VERDADE um pouco mais próxima da realidade, acredito que essas considerações eram muito necessárias.

Um abraço.

Loreno Siega – Revista Visão