A Mata Atlântica é considerada um dos mais importantes biomas do país, envolvendo 17 Estados brasileiros e parte da Argentina e Paraguai. Sua preservação vem sendo discutida entre líderes e órgãos governamentais. Em Lages será realizado o Seminário Regional pela Preservação da Mata Atlântica, no dia 22 de junho, uma quarta-feira, das 8h às 17h, no auditório da Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

O público-alvo são acadêmicos dos cursos de engenharia ambiental, engenharia florestal, agronomia, ciências biológicas ou áreas afins, técnicos de Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e a comunidade interessada na temática. As inscrições podem ser feitas on-line, no endereço http://goo.gl/forms/qCq0tYo01j. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3224-3142. O evento terá continuidade no dia 23, sendo esse dia direcionado para técnicos de outros municípios da região.

Palestrantes de renome

Uma equipe de “peso”, com destaque em várias frentes de preservação da Mata Atlântica, foi convidada para ministrar o seminário, que abordará temáticas como desenvolvimento sustentável, panorama e importância das unidades de conservação para proteção da biodiversidade, florestas de araucária, planejamento de paisagens sustentáveis e elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

No período matutino estarão os palestrantes João Paulo Capobianco, presidente do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e João de Deus Medeiros, diretor do departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). No período vespertino estarão à frente Pedro Higuchi, professor titular do curso de engenharia florestal do CAV, Mirian Prochnow, conselheira da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e secretária executiva do Diálogo Florestal, e Mariana Gianiaki, da Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

Assess. de Imprensa da PML  - Cartaz: Divulgação