A ADVB/SC divulgou, nesta segunda-feira (20), os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2016 e o SBT Santa Catarina foi um dos agraciados na categoria "Participação Comunitária", através da campanha #JuntosContraOAlcoolismo. O Prêmio reconhece as iniciativas de empresas e instituições catarinenses focadas na responsabilidade socioambiental. A campanha #JuntosContraOAlcoolismo é uma iniciativa do SBT Santa Catarina que visa conscientizar os catarinenses para os danos que o consumo excessivo do álcool traz ao organismo de quem bebe, às famílias dos alcoolistas e à sociedade como um todo. A solenidade de premiação acontece no dia 2 de agosto, no Parque Ambiental Tractebel Energia, em Capivari de Baixo.

O SBT Santa Catarina entende que a conscientização é a melhor forma de pautar o debate público sobre o tema, afinal o consumo de bebidas alcoólicas entre os brasileiros é superior a média mundial. Ciente de sua expertise e eficiência na mobilização social, a emissora buscou desconstruir os preconceitos e estereótipos que costumam margear o debate sobre o alcoolismo. Para isso desenvolveu uma grande campanha, que contou com o apoio de diversos parceiros: Rádio Clube de Lages, Rádio CBN Lages, Rádio Gralha Azul de Urubici, Rádio Antena 1 de Chapecó, Rádio Líder de Chapecó e Rádio Chapecó, site Acontecendo Aqui, Portal Making OF, site Imagem da Ilha, Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Decisão Propaganda, Info TV, Alternativa Mídia, Publicar, RDO Comunicação Visual, Portal Acontecendo Aqui, Central Floripa, Marka Laser, BR Stickers, Arte Color, Cardoso Outdoor, Alcoólicos Anônimos, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Polícia Militar Rodoviária, Capitania dos Portos, Associação Beneficente dos Militares Estaduais (ABEPOM), BPW Grande Florianópolis (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Grande Florianópolis), Associação Desportiva Hering e Figueirense Futebol Clube.

De acordo com Carlos Amaral, vice-presidente de mercado do SBT SC, a campanha #JuntosContraOAlcoolismo foi um marco na história do SBT Santa Catarina, pois gerou uma grande mobilização da emissora em torno de uma só causa que afeta a vida de milhares de pessoas. "O álcool é um importante fator de fragmentação familiar e desestruturação social, o que conflita com um de nossos principais alicerces que é a defesa da família. O SBT Santa Catarina não poderia fechar os olhos para esse problema e junto de muitos parceiros conseguimos realizar uma campanha muito bonita e que recebeu um retorno muito positivo da sociedade. O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC reconhece esse trabalho e assertividade das nossas ações".

Além do SBT Santa Catarina, ACATMAR, Aurora Alimentos, Diário Catarinense, FALB, Flex Contact, Grupo RIC, Hospital Baía Sul, Ommar Incorporações, Portonave S.A., SCPAR Porto de Imbituba, SESC, SESI, Som Maior e Univali são as 15 organizações que irão receber a premiação neste ano. A comissão julgadora foi composta por professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/Sul, com a supervisão da ADVB/SC.

Sobre o case

Utilizando as famosas histórias das garrafas que boiavam no mar com pedidos de ajuda, o SBT Santa Catarina produziu vídeos institucionais abordando os problemas do alcoolismo, onde pessoas que lutam contra a doença enviam mensagens, dentro de garrafas, para agradecer seus familiares pelo apoio. As garrafas são enviadas e suas mensagens são lidas pelos familiares da pessoa em recuperação. os vídeos buscam, através do apelo emocional, mostrar que o alcoolismo é sim uma doença comum em muitas famílias e que àqueles que sofrem da doença precisam do apoio familiar para superar o vício.

A criação da campanha foi orientada pelo Alcoólicos Anônimos (AA), entidade que é referência mundial no combate ao alcoolismo. O AA também colaborou com a indicação de profissionais que estiveram na emissora para entrevistas e reportagens especiais sobre o tema. A entidade ainda participou de ações de divulgação da campanha e indicou os membros que constribuiram para a produção dos vídeos institucionais. A expertise do Alcoólicos Anônimos foi crucial para o melhor entendimento da doença e para definirmos as formas e a linguagem adequada para a campanha e as ações desenvolvidas.

Valmor Neto - Asses. de Marketing do SBT-SC