Diferente de outras cidades como São Joaquim, Urubici, Gramado e Canela (RS) e mesmo Campos do Jordão (SP) que têm no frio seu principal atrativo turístico – com vários eventos tradicionais nestes meses para incrementar o movimento de visitação e na economia, Lages, afora alguns eventos tradicionais (e organizados pela iniciativa privada), como o Motoneve, nunca se preocupou com isso.

A partir deste ano, no entanto, a ideia é mudar isso. Promover conjuntamente uma série de eventos nos meses de julho e agosto (férias escolares e frio) para atrair maior número de visitantes  e assim incrementar o comércio e movimentar a cidade.  

Com essa intenção, na noite de ontem (07/07), na CDL de Lages, reuniram-se várias entidades como SEBRAE, CDL, Secretaria de Turismo, Instituto José Paschoal Baggio, Centro Lages de Compras e Lazer, organizadores do Rota SC Rally Cross Country (que acontecerá na Coxilha Rica), Veteran Car Club de Lages, Motoneve (que se realiza neste final de semana), SESC, entre outros.

Essas entidades, públicas e privadas, passarão a realizar conjuntamente, a partir deste ano, o chamado Festival de Inverno “Serra Catarina”. Para este ano, como a iniciativa surgiu há pouco tempo e não havia tempo hábil, o que se está fazendo é organizar num mesmo calendário todos os eventos que já estavam programados para acontecerem neste período e fazer uma divulgação conjunta. Para isso, foi elaborado um folder, com a relação de todos esses eventos, datas e locais, além das logomarcas de todas essas entidades e organizações. A programação inicia hoje, 08/07 (com uma apresentação de viola caipira no Teatro do SESC, a partir das 20 horas – gratuito). Prossegue neste final de semana, com o Motoneve. E se estenderá até o dia 15 de agosto (Feriado Municipal – Dia da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens).

Na programação constam ainda o Festival Internacional Música na Serra (iniciativa do Instituto José Paschoal Baggio – a realizar-se de 17/07 a 22/07 – sempre a partir das 20 horas – no Marajoara – entrada livre), passando pelo Festival Fastronômico Sabores de Lages (organizado pelo Sebrae), pelo Rally Cross Country (28 e 29/07), 4º Encontro de Veículos Antigos de Lages (06 e 07/08 – Parque do Conta Dinheiro), entre outros.

Para saber mais detalhes a respeito do Festival de Inverno “Serra Catarina” foi criado um site especial, que estará no ar (incompleto ainda) a partir de hoje – www.serracatarina.com.br.).

Loreno Siega – Revista Visão