A FIESC, através de sua Vice-Presidência Regional da Serra Catarinense, com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), realizaram na terça-feira (26/07), pela manhã, um encontro denominado “Indústria e Imprensa – Um Diálogo Produtivo”. O encontro teve por local o SESI de Lages. E contou com as presenças do Vice-Presidente Regional da Fiesc, empresário Israel Marcon; presidente da ACI, Ademir Arnon; da jornalista de economia, Estela Benetti (do DC); do Editor Chefe do Correio Lageano, Mauro Maciel; dos empresários Anderson de Souza (J. de Souza) e Giordan Heidrich (Estrutural), além de representantes das instituições do Sistema Fiesc (Senai, Sesi) e da imprensa local e regional.

O teor da conversa, bastante informal, foi no sentido de aproximar a indústria da imprensa e dos jornalistas – e vice versa. E como fazer com que a imprensa ajude a alavancar os negócios, bem como facilitar o acesso aos jornalistas de boas informações nas pautas de economia, empreendedorismo, entre outras.

Durante mais de duas horas, os jornalistas presentes expuseram alguns cases relacionados à indústria. E também colocaram suas dificuldades quando precisam de informações com vários empresários. Falou-se da cultura reservada e muitas vezes fechada demais de alguns empresários e empresas, que acham que estão se expondo ao dar informações. Falou-se também de como valorizar mais as boas informações (em detrimento das notícias negativas – o que muitas vezes é realçado  pela imprensa).

Por fim, com presença de vários empresários ligados ao setor madeireiro/florestal, falou-se em como tornar a madeira um produto mais valorizado e utilizado na construção civil, o que já acontece há muitos anos em países mais desenvolvidos. “Os países mais ricos e mais frios usam a madeira para construir suas casas. Aqui a madeira é pouco valorizada. E até as instituições financeiras não dão empréstimo para quem quer construir ou comprar um imóvel de madeira”, observou o empresário Sérgio Martini, da empresa Ekomposit.

Após a troca de ideias, a imprensa foi convidada a visitar a nova academia de ginástica e exercícios físicos do SESI, implantada recentemente. Assim como toda a estrutura do SESI, que está em reformas, a academia é mais um equipamento para beneficiar os trabalhadores da indústria, suas famílias e a comunidade em geral. No final, foi servido um delicioso almoço a todos.

Texto: Loreno Siega – Revista Visão – Fotos: Sandro Scheuermann