Na noite de sexta-feira (29/07), foi encerrado, com confraternização entre as alunas, o curso de depilação envolvendo mais uma turma, esta formada por 11 mulheres. A realização é do Programa Qualifica Mais Lages, uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e de Assistência Social. A gerente de qualificação e monitora do curso, Silvana Borges, explica que mais um grupo está levando para casa uma nova alternativa de geração de renda.

O curso tem duração de dez horas/aula. “Todas estão afinadíssimas para tornar o aprendizado uma profissão”, destaca, lembrando que parte das mulheres já desempenha a função, porém, participou para aperfeiçoar e modernizar procedimentos. As aulas são ministradas às segundas-feiras, em duas horas de trabalho. No dia 8 de agosto será iniciada uma nova turma. São 15 vagas. O curso é gratuito, com direito a certificado.

Os interessados podem entrar em contato pelo número 3224-0600 para se inscrever ou comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Sebastião Furtado, 81, esquina com a rua Benjamin Constant, próximo à Policlínica Municipal. As aulas continuarão sendo às segundas-feiras, das 19h às 21h. O material é fornecido gratuitamente. Uma listagem de materiais é entregue aos participantes, como sugestão, para que adquiram e treinem em casa para melhorar o trabalho.

As técnicas ensinadas no curso de depilação são higienização, desencravamento de pelos, colocação e retirada adequadas de cera, tipos de cera em acordo com os tipos de pele e design de sobrancelhas. Pessoas que se disponibilizam a ser modelos podem entrar em contato com Silvana (3224-0600). Todo o trabalho é acompanhado pela monitora.

Estão abertas também as inscrições para o curso de manicure, com aulas a começarem no dia 8 de agosto. Serão 20 horas/aula, com encontros nas segundas e quartas-feiras. O período noturno foi escolhido para que ambos públicos (empregados e desempregados) sejam abrangidos. As aulas do workshop de beleza começarão no dia 2 de agosto e o curso de maquiagem, no dia 8.

 

Mercado em expansão

Dayana Aparecida Vieira Dalmoura tem 33 anos e participou como aluna do curso de depilação. Teve de deixar o antigo emprego para poder cuidar da filha de 4 anos e aliar o papel de mãe às tarefas do lar e ao trabalho de vendedora autônoma. Ela mora no bairro Vila Nova e está montando uma sala de depilação na própria casa para começar a investir nesta nova carreira depois que percebeu a dificuldade de a renda familiar mensal ser composta somente pela remuneração do marido, que trabalha como técnico em informática.

Portanto, ela decidiu ajudar. “Eu gostei muito do curso. Aprendi tudo o que eu preciso. Vai me ajudar demais. Por enquanto atendo minhas vizinhas, pois é preciso estar tudo pronto para eu começar a divulgar meu novo trabalho e mandar fazer os cartões de visita para entregar às minhas futuras clientes”, conta, empolgada, enfatizando que alguns equipamentos já chegaram nesta semana, como maca, panela aquecedora de cera e aparelho de roll-on para depilação da perna. Ela já está inscrita para fazer o curso de manicure, que inicia segunda-feira (8). “O mercado da estética tem crescido bastante e é um novo horizonte para a gente. Estou pensando em mais para frente abrir uma empresa e tomar a beleza como um potencial de profissão”, conclui Dayana.

 

Programação:

 

 CURSO

 DATA

 

HORÁRIO

 

 MONITORA

 

Depilação

 

08/08 a 05/09

 

19h às 21h

 

 

Silvana Borges

 

19/09/ a 17/10

31/10 a 28/11

05/12 a 19/12

 

Manicure

 

08/08 a 05/09

 

19h às 21h

 

Seomara Aparecida Souza Polleza

19/09/ a 17/10

31/10 a 28/11

 

Workshop de Beleza

 

02/08

 

19h às 21h

 

 

Naiara Antunes

 

09/08

16/08

23/08

30/08

Maquiagem (parceria com o Ifsc)

08/08

14h às 17h

Néia

 

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Nilton Wolff/ PML