Na segunda-feira (5), às 19h30min, será promovido o Cine Empreender, pelo Programa Empreender Lages, um dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A ideia é homenagear os Microempreendedores Individuais (MEIs) no seu dia, celebrado em 5 de setembro. O filme a ser exibido é “Mauá - o Imperador e o Rei”. O MEI é o empresário individual cuja atividade é permitida, sem sócios, com receita bruta anual de até R$ 60 mil e um funcionário.

A data será celebrada no auditório da secretaria, com sessão no andar térreo. As vagas são limitadas e os empresários que desejam assistir ao filme devem entrar em contato com o Empreender para se inscrever pelos números 3224-0600 e 3224-0700. O evento conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Sinopse

O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional ao longo do século XlX. A combinação das suas ideias, juntamente ao agravamento da instabilidade política da região platina, tornou-o alvo das intrigas dos conservadores.

Suas instalações passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e os seus negócios foram abalados pela legislação que reduziu as taxas de importação sobre as importações de máquinas, ferramentas e ferragens (tarifa Silva Ferraz, 1860). Com a falência do Banco Mauá (1875), pediu moratória por três anos, sendo obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros e ainda os seus bens pessoais para liquidar as dívidas.

 

Assess. de Imprensa da PML