Quem passou pela Feira Orgânica Amigos da Terra, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu mudas de árvores, na manhã desta quarta-feira, 28.

Foram distribuídas espécies nativas, entre elas araucária, pitanga, araçá, aroeira, cedro e guavirova, fornecidas pelo Viveiro Florestal da Udesc Lages. "Além de serem espécies nativas da região, que devem ser valorizadas, algumas das mudas são frutíferas", diz o professor do curso de Engenharia Florestal, Marcos Navroski.

A distribuição foi motivada pelo Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. "Aproveitamos a data para doar as plantas e para que as pessoas que frequentam a feira conheçam nosso trabalho e tenham consciência da importância da árvore no meio ambiente", comenta Navroski.

A feira faz parte do programa de extensão Amigos da Terra, da Udesc Lages, e envolve agricultores familiares da Serra Catarinense, com o objetivo aproximar as pessoas da realidade da agricultura familiar orgânica e auxiliar na comercialização de produtos.

Ela acontece há um ano e meio, todas as quartas-feiras, no estacionamento da Associação dos Servidores da Udesc Lages (Ascav), das 8h às 12h. Dentre os produtos oferecidos estão frutas, verduras, pães e doces caseiros. Todos os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos.

Atualmente, três agricultores da região fornecem os produtos. "Tudo é certificado pela Rede Ecovida, uma associação de certificação participativa, que possibilita a obtenção do selo de alimento orgânico", diz o engenheiro agrônomo Paulo Macedo.

Além da feira, o programa Amigos da Terra inclui outros dois projetos de extensão, que atuam em conjunto: "Troca de Saberes" e "Formação do consumidor consciente de alimentos saudáveis e agricultura familiar".


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages