A edição deste ano da Expolages - que terá abertura oficial nesta quinta-feira (13/10) no Parque de Exposições do Conta Dinheiro - terá mais uma vez a presença do Núcleo Catarinense de Criadores do gado Angus, que neste ano vai apresentar uma novidade: o Leilão Angus Sem Fronteiras, remate virtual transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Rural. O leilão será realizado na próxima sexta-feira (14/10), a partir das 14 horas, durante programação da Expolages. 

Hoje ao meio dia, na sede do Núcleo de Criadores de Angus, no Conta Dinheiro, as lideranças ligadas ao setor receberam a imprensa para falar do assunto. Para o presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, Dorival Borga, o leilão virtual contará com a participação de 146 animais puros de origem e puros por cruza, inspecionados e considerados de alto padrão genético Angus. "Trouxemos o que há de melhor da raça dos Estados Unidos, Argentina e de ótimas cabanhas do Rio Grande do Sul. Tivemos uma significativa melhora tanto no número de animais quanto no padrão genético da raça em Santa Catarina. O que queremos com esse leilão virtual é abrir o mercado de Santa Catarina, continuar investindo na genética da raça Angus e fortalecer a pecuária no Estado, dando mais visibilidade aos criadores catarinenses", falou. 

No total, serão disponibilizados 100 animais machos e 46 fêmeas. Os interessaddos em apresentar lances para adquirir os animais poderão telefonar para o número indicado na transmissão do Canal Rural e serão atendidos pela leiloeira credenciada - o Programa Leilões, que se responsabilizará, inclusive, pelo transporte dos animais até o local do comprador. O Programa Leilões é considerado a maior empresa de leilões do Brasil.  

O foco das vendas dos animais no leilão é o Centro Oeste do país. Lá, os criadores de gado Nelore estão obtendo bons resultados no cruzamento de fêmeas Nelore com machos Angus, produzindo animais de ótima linhagem e com valor agregado em qualidade de carne e outros indicadores. Nelson Serpa, Secretário da Casa Civil do Governo de SC, é também criador de gado Angus. Ele é inclusive Vice Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de  Angus. "O Angus é um animal de carne muito saborosa. E de ótimos índices de produtividade e rentabilidade. Por isso, está ganhando muito espaço em Santa Catarina e nas demais regiões do Brasil", falou. 

Além do leilão virtual, os criadores do núcleo catarinense participarão da programação da Expolages 2016 com julgamentos de animais de argola (as fêmeas na sexta-feira, dia 14, às 9 horas - e os machos no  sábado, dia 15, também às 9 horas) e rústicos (sábado, a partir das 15 horas). Também haverá o leilão presencial tradicional, na noite de sábado, a  partir das 19 horas. 

Informações: Maiara  Gonçalves - Assess. de Imprensa do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus