O empoderamento da mulher trabalhadora do meio rural estará em pauta em Lages na próxima semana. A gerência regional da Epagri reúne 150 agricultoras na terça-feira, 18, para discutir o empreendedorismo feminino no meio rural. É o Workshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense, que acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de Lages, das 8h às 17h. O evento é realizado com apoio do Programa SC Rural.

O público foi selecionado pelos extensionistas da Epagri na região para contemplar agricultoras que tenham perfil empreendedor e estejam à frente de negócios de agregação de valor nas suas propriedades. São mulheres que trabalham com produção de alimentos, mas também com turismo rural, queijaria, panificação, doces e outros produtos e serviços.

“A região tem uma história muito marcada pela submissão da mulher. Com esse evento queremos dar visibilidade a essas empreendedoras, que superaram diferentes desafios para inovar em suas propriedades e estar à frente de seus negócios”, explica Andréia de Fátima de Meira Batista Schlickmann, extensionista social da Epagri em Lages e uma das organizadoras do evento. Ela relata que a atuação do homem rural é importante para gerar a matéria-prima nas propriedades, mas as iniciativas de agregação de valor vêm se firmando cada vez mais com um diferencial das mulheres na região.

O objetivo do workshop é avaliar os avanços e os desafios desses últimos quatro anos e planejar ações para continuidade, além de promover maior aproximação e troca de experiências entre mulheres agricultoras, empreendedoras do meio rural, lideranças, técnicos, órgãos e entidades envolvidos com a área. Para tanto, foi preparada uma programação formada por painéis que vão discutir diversos temas, entre eles a participação da mulher nas decisões da família, comunidade e na sociedade para o desenvolvimento rural.

Também serão apresentados casos consolidados de empreendedorismo feminino na região serrana, como o de Maria Elizabete Oliveira Damas, de 38 anos, casada e mãe de dois filhos. Ela é um exemplo de perseverança e vontade de manter a família no campo. Com dificuldade, ela conseguiu comprar sua propriedade onde hoje produz morangos orgânicos, a principal fonte de renda da família. “Queremos trazer um pouco das ‘Anitas’ que estão trazendo inovação ao campo na serra catarinese”, descreve Andréia, numa referência a Anita Garibaldi, heroína catarinense que também lutou em terras italianas.

Para saber mais, viste o site do evento: http://women-2016.blogspot.com.br.

Serviço:
O que: Workshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense
Quando: 18 de outubro, terça-feira, das 8h às 17h
Onde: na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Lages
Mais informações: Andréia Meira, pelos fones (49) 3289-6426 / 8815-2518

Assess. de Imprensa da Epagri SC - Foto: Divulgação