A Primeira edição do Bike Serra – Desafio de São Joaquim, um evento realizado por organizadores das cidades de Lages e São Joaquim, em especial o Grupo Pedal do Frio,  movimentou a gélida cidade de São Joaquim neste último domingo (21/11) com a presença marcante de mais de 260 ciclistas vindos de cinco estados da federação e de mais de 35 cidades.

A prova foi dividida em três categorias:

Categoria Pró – Com um percurso de 52km e um enduro radical partindo do centro de São Joaquim em direção à localidade do Despraiado, saindo pelo Morro Grande, Invernadinha e retornando pela estrada geral da localidade do Luizinho até a volta ao centro da cidade.

Categoria Sport – Com um percurso de 30km com muitas subidas e descidas, uma prova velocidade e desempenho, essencial para ciclistas que gostam de aceleração. O percurso seguia o mesmo caminho da categoria Pró, porém tinha um atalho pela região do Postinho.

Cicloturismo – 30 km, este mantém o mesmo trajeto da categoria Cicloturismo, porém foi planejado apenas para passeios e para admiração da imponente paisagem natural dos campos de altitude de São Joaquim.

A largada ocorreu por volta dás 8h30min da manhã de domingo, tendo um espaçamento de 20min para cada categoria. E a chegada foi também no centro de São Joaquim cerca de uma hora e alguns minutos depois.

Os grandes vencedores da categoria foram:

Sport – Douglas Ribeiro de Souza (Bolacha) São Joaquim

Pro – Rafael Muhara – Lages (Chibas)

 

Douglas Ribeiro, vencedor da Categoria Sport comentou positivamente a sua participação no evento: “Só pelo fato de ser uma competição já torna o desafio mais difícil. Havia muitas subidas, trechos pesados, mas o treinamento que fizemos faz ele (o desafio) ficar um pouco melhor e enfim o resultado foi positivo” Avaliou Douglas.

Já o staff do pedal do frio preparou mais de 10 pontos de apoio com distribuição de água, mantimentos e frutas para os competidores. Mais de 50 pessoas estiveram envolvidas com o apoio que contou até mesmo com suporte mecânico para os ciclistas.

Já para o Presidente do Pedal do Frio Everaldo Cruz da Luz – o evento ocorreu de forma brilhante e superando a expectativa dos organizadores: – Foi brilhante, teve muito mais ciclistas do que o esperado, tudo foi muito especial, a parceria de todo mundo, vários patrocinadores que acreditaram no potencial do evento e a todos que colaboraram, transformaram nossas expectativas numa  certeza de não deixar essa modalidade de esporte cair no ostracismo. Enfim valeu por tudo, pelo esporte, pela aventura, pelo desafio…” Finalizou O presidente do Pedal do Frio Everaldo Cruz da Luz que já está mirando a segunda edição do evento para a segunda semana de Novembro de 2017.

Agência de Notícias São Joaquim Online - Fotos: Divulgação