Um espetáculo de encher os olhos: casa cheia, público participativo, show de luzes, música e muita dança. Assim foi a primeira noite da etapa estadual do Dança Catarina, neste sábado, dia 27 de novembro, em Itá. A noite de estreia do festival escolar contou com a competição de dança popular e folclórica, as eliminatórias da dança de salão, além da abertura oficial do evento.

Na dança popular e folclórica, 24 grupos apresentaram suas coreografias que foram da dança italiana à indiana, passando pela polonesa e colombiana, além dos ritmos brasileiros como samba, carimbó e siriá (Pará), forró, gauchesca, maculelê, entre outros.

A grande vencedora da noite foi a EBM Dr. Hercílio Malinowsky, de São Bento do Sul, com a coreografia Danças e Cantos de Sonti. “É uma honra porque a gente treinou muito, pegamos muito no pé do pessoal, ao longo do ano nós treinamos toda a semana e na reta final foi todo dia. Valeu o esforço e foi extraordinário”, falou a assistente de coreografia do grupo Letícia Wawginiak.

As instituições EEB Pref. Germano Brandes Júnior, de Indaial, e NE Pres. Adolfo Konder, de Irineópolis, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Além disso, a noite teve a premiação dos destaques na categoria bailarina e bailarino, coreógrafa e grupo (lista completa você confere abaixo).

 

PREMIAÇÃO DANÇA POPULAR E FOLCLÓRICA

1º lugar: Danças e Cantos de Sonti – EBM Dr. Hercílio Malinowsky (São Bento do Sul)

2º lugar: Intorno Alla Pacina – EEB Pref. Germano Brandes Júnior (Indaial)

3º lugar: Suita Lubelska– NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis)

Bailarina destaque: Letícia Dusmann – EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce)

Bailarino destaque: Lucas William Schatz – EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

Coreógrafo(a) destaque: Thaiana Ramos; Sou do Samba – EEB Casimiro de Abreu (Curitibanos)

Grupo destaque: Releitura da Dança Indiana Odissi – EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

Texto: Lucas Inácio - Assess. de Imprensa da Fesporte