Nos próximos dias, assinantes e parceiros da Revista Visão serão presenteados com a revista especial que a Visão preparou em homenagem aos 250 anos de Lages. Um conteúdo histórico, em 92 páginas, com os 25 ícones mais marcantes da nossa história.

Por meio da história e de registro fotográficos contamos a história por trás destes ícones, que representam a cultura e origem do lageano.

Além da história de Lages, depoimentos de pessoas e lideranças que representam a essência do povo lageano. Para complementar o material, produzimos um pôster (foto de capa) da vista aérea parcial da cidade. Não deixe de ter em mãos este material histórico e único.

Se você ainda não é assinante e quer conhecer também esta publicação, adquira o seu exemplar nas bancas ou na sede da Revista Visão, na rua Dr. Valmor Ribeiro, Coral, próximo a vidraçaria São Pedro. Mais informações pelo telefone 3223 4723.

Abaixo, nossa declaração a esta amada terra, a qual nos orgulhamos de fazer parte há 14 anos.

 

AMADA LAGES

Neste 22 de novembro de 2016, tu completas 250 anos de fundação...

E esta singela publicação quer te prestar uma justa e merecida homenagem. 

Afinal, tu és nosso chão, berço natal (ou adotado); nossa terra, porto seguro e aconchego. 

Tu és espaço físico, humano, história... Passado, presente e futuro – um lugarzinho especial neste nosso imenso Brasil – e nesta querida Santa Catarina. 

Quantas marcas, acontecimentos, cidadãos e cidadãs ilustres e simples mortais, como nós, já produziste! Quantos fatos marcantes, pitorescos e corriqueiros vistes acontecer!

És a terra onde Antônio Corrêa Pinto – que rodou por muitas plagas – escolheu para fundar, viver e morrer, lá nos idos do século XVIII. 

És a terra do gado, inicialmente criado solto, nos vastos campos; depois, conduzido pelos tropeiros – nos famosos “Corredores de Taipas” – e hoje – do gado de várias raças – e de muita qualidade genética – produzindo carne, leite e couro para saciar a fome e as necessidades de tanta gente!

Tu és a Lages da madeira, das belas e inigualáveis araucárias – que nestes 250 anos vistes nascer, crescer, serem cortadas pelos homens (aos borbotões) – e transformadas em casas, móveis e utensílios, além das nutritivas e saborosas sementes de pinhões!

És a Lages da gralha azul, esse pássaro majestoso e incrível, que de tão belo e misterioso faz surgir até a vida, com o nascimento de novas araucárias...

És a Lages do Rio Caveiras (e de suas histórias)... Do Rio Carahá... Do afloramento do Aquífero Guarani... Das lavadeiras e da Serpente no Tanque, do Morro do Tributo, do Morro da Cruz, do arenito botucatu...

És a Lages da Coxilha Rica, um vasto e verdejante chão, uma terra que de tão bela chega a nos causar arrepios de contentamento. 

És a Lages da política – de tantas vitórias, disputas, fatos e atos – de tantos homens de audácia, valor e coragem. A Lages do Presidente Nereu Ramos, da estirpe dos Ramos, dos Costa, dos Ribeiro e de tantas outras descendências!

És a Lages do chimarrão, do camargo servido nas fazendas, das vestimentas gauchescas, do folclore, músicas, poesias e festas... Das várias danças, CTGs e de tantos costumes e tradições, do passado e do presente...

A Lages da Festa Nacional do Pinhão...Das encenações da Paixão e Morte de Jesus, no Morro da Cruz...

A Lages da cerveja – produzida para o Brasil todo pela Ambev; da Minusa – das grandes e importantes madeireiras, das várias outras indústrias, do comércio... e haja comércio!

A Lages que cuida da saúde, de seus vários hospitais, clínicas, laboratórios... de seus médicos, enfermeiros... profissionais que marcaram época (ontem e hoje);

A Lages da fé, das várias religiões... dos templos, da crença... da esperança...

A Lages da educação, das Universidades, do Colégio Rosa, do conhecimento, das pesquisas e estudos... Do Museu Thiago de Castro, dos inúmeros intelectuais... 

A Lages da Tecnologia... do Órion Parque... do Midilages, do Lages Garden Shopping...

A Lages do povo... das gentes... das várias raças e etnias... A Lages do acolhimento... e como são acolhedores e afetuosos estes lageanos “Boi de Botas”!

Esta terra tão especial, de um povo tão nobre, com uma história tão cheia de capítulos, fatos e atos... JAMAIS PODERÁ SER RENEGADA, ESQUECIDA OU DEIXADA PARA TRÁS. 

Parabéns, Lages. Parabéns, Lageanos. Não “SOMOS FRACOS”. Temos 250 anos de história. Nós te amamos de coração!

Loreno Siega - Diretor de Redação