O município, pelo orçamento da Secretaria da Infraestrutura, investiu em torno de R$ 30 mil na obra em execução na rua Marciano Antunes, no bairro Ipiranga, com a substituição de uma ponte e vigas de madeira por galerias de concreto em um córrego do local, solucionando um problema vivido por décadas pela comunidade daquela região. A medida de resolutividade eliminará os paliativos até então, ou seja, não será mais preciso manutenção da ponte de madeira a partir da troca de rampas de madeira.

Estão sendo instaladas 24 galerias de concreto de 1,80 metros de comprimento por 1,80 de largura, e mais 24 tubos de um metro de diâmetro a serem postos nas laterais das galerias como forma de respiro e extravasamento das águas. Somados a este material estão macadame e terra.

Os serviços de colocação das galerias começaram na manhã desta quarta-feira (30), contudo, a preparação iniciou na semana passada. A previsão de conclusão da obra é quinta-feira (1º) se tudo ocorrer como planejado referente ao transporte de material para aterramento. Paralelamente a estas melhorias haverá instalação de caixaria e pavimentação do referido trecho.

Uma parceria com a Defesa Civil será firmada para que uma árvore seja retirada do meio do córrego, onde resíduos de lixo ficam presos em sua estrutura, provocando o acúmulo de material e problemas quanto à vazão. Por isto a necessidade permanente da conscientização da população em não jogar lixo em locais impróprios no meio ambiente.

O secretário da Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), acompanhou os trabalhos na tarde desta quarta. As atividades são coordenadas pelo servidor da pasta municipal, Antonio Sangaletto. “Esta modificação irá melhorar a trafegabilidade, além de acabar com o transtorno ocasionado por chuva intensa, desfazendo a ponte ou apodrecendo a madeira. É mais uma obra realizada, deixando de ser uma solução provisória e sim, algo a longo prazo”, pontua Joinha.

A Secretaria da Infraestrutura mantém, diariamente, os serviços de patrolamento, manutenção de tubulações e instalação de novos tubos, desobstruções de canais de escoamento de água pluvial, entre outros.

Em 2015 foi realizada uma vasta limpeza no mesmo córrego, em trecho diferente, atrás da Casa de Apoio Colibri. O espaço de correnteza era extremamente estreito, ocasionando transbordamento e alagamento de residências. Será feita tentativa de providenciar uma máquina para a retirada de uma curva do córrego, facilitando o curso das águas, com melhor e maior fluidez.

Nova ponte no Caroba

Na próxima semana serão iniciados os serviços de substituição de ponte de madeira por galerias de concreto na rua Pedro Paulo Lemos, no bairro Caroba. Neste local serão investidos aproximadamente R$ 13 mil de recursos municipais.

Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Sandro Scheuermann