O lageano Guilherme Gevaerd continua sua travessia pelo mundo, conscientizando as pessoas sobre a poluição marítima e ambiental com seu projeto World Coast Journey. Ele percorrerá toda a costa marítima do mundo, no intuito de auxiliar na limpeza dos mares e leva conhecimento da causa.

Recentemente, Gevaerd concluiu mais uma etapa de sua jornada, pedalando da Holanda até a Espanha, antes de retornar ao Brasil para fazer toda a costa até o Caribe.

 

Segundo ele relata em seu blog, que também serve como seu diário de viagem, nesta etapa do projeto iniciou o trajeto em Amsterdam, na Holanda, onde chegou apenas com os alforjes e bagageiro, obtidos por meio  de patrocínio.

Lá, ele comprou uma bicicleta dobrável, para poder transportar no barco a vela de volta para o Brasil. “Sendo muito mais difícil que no ano passado com uma Montain Bike”, conta. Ele diz que quando começou a pedalar em Amsterdam a ideia era seguir toda a costa da Holanda, Bélgica, França, Espanha, Portugal e voltar para a Espanha até Punta Umbria, onde vai cruzar o Oceano Atlântico em barco a vela para a América Central e encontrar outro meio para voltar para o Brasil.

“Pedalar na Holanda e na Bélgica foi incrível, tudo com pistas cicláveis, podendo escolher diversos caminhos diferentes, sempre com vias separadas dos carros, no meio da natureza, em bosques ou caminhos no meio das dunas. Paisagens incríveis, onde aproveitei cada dia dormindo na areia da praia com o saco de dormir”, relata Gevaerd.

O lageano ficou cerca de um mês em Punta Umbria. Lá conseguiu levar seu projeto ambiental às escolas da região, podendo ensinar diversos estudantes sobre a importância da preservação dos mares e também da natureza como um todo.

Num barco a vela, Gevaerd partirá de Punta Umbria na Espanha, indo para Ilha Madeira, Ilhas Canarias, Cabo Verde e Barbados na América Central. “De Barbados ainda tenho que encontrar outro barco para chegar a costa da América do Sul e seguir pedalando para voltar ao Brasil e iniciar a próxima etapa do projeto com a construção do Barco a Pedal para fazer do Brasil até o Caribe e seguir com o projeto Jornada pela Costa do Mundo pela Preservação dos Oceanos”, completa.

Somente na 1ª Etapa Costa do Mar Mediterraneo, em 2015, Gevaerd percorreu 15.650 quilômetros, passando por 12 países diferentes e ainda conheceu cerca de 2.400 pessoas. Do Brasil ao Caribe ele pretende fazer cerca de 25 mil quilômetros.

 

Para acompanhar o trabalho e o diário de viagem do lageano, basta acessar o seu site e também sua página no Facebook, nos quais ele relata e mostra a poluição encontrada em diversos locais por onde passou e passa. Gevaerd consegue realizar o projeto com alguns patrocínios, mas principalmente com a ajuda de muitas pessoas que compra sua ideia e a do projeto, para melhorar o meio ambiente.

Vinicius Prado (Revista Visão) - Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação