Inserido na programação das atividades em comemoração ao aniversário de 250 da cidade, a Fundação Cultural de Lages (FCL) lança dois breves documentários com uma mostra da cena cultural lageana em parceria com o Coletivo Audiovisual Lageano (CAL). “Inspiração” e “O Nosso Canto” serão apresentados pela primeira vez em evento marcado para a próxima terça-feira (13), a partir das 19h30min, no auditório da Fundação. A entrada é franca.

O Nosso Canto é um filme realizado pela FCL com um recorte da música autoral de Lages. Para a FCL, muito além de um produto, este é um registro histórico de grande importância para cidade. As gravações dos artistas e grupos lageanos foram feitas em espaços culturais públicos, de forma bastante inusitada, como uma banda heavy metal no memorial Nereu Ramos e um grupo nativista na escadaria da Fundação. Participaram do projeto: Juliano Malinverni, Axé Ilú Odara, Neófito, Quarteto Coração de Potro, Lenzi Brothers, Daniel Lucena, Orquídea Negra e Yer.

Inspiração

Com indagações sobre o que é inspiração e o que te inspira, representações de diversos setores foram instigadas a falar sobre cultura, arte e cidade de Lages. O resultado foi divido em uma websérie com três episódios de 15 a 20 minutos.

A ideia foi mesclar representações já conhecidas com aquelas ainda não apresentados para a grande massa e mídia e que podem ser referência assim como os demais. Os proponentes do documentário quiseram não era apenas produzir um portfolio dos participantes, mas criar um elo intimista entre entrevistados e público.

O intuito é conhecer primeiro as ideias, as opiniões e inspiração do artista e depois o seu trabalho. Quando isso acontece, é possível ter uma visão diferenciada da arte que ele produz.   

Taina Borges - Assess. de Imprensa da FCL