Nem bem o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte,  Leonel Pavan,  assumiu a pasta na terça-feira (17/01) e o presidente da Amures,  prefeito de Rio Rufino,  Thiago Costa conseguiu,  uma reunião para pedir apoio aos projetos turísticos da Serra Catarinense.

A deputada federal Carmen Zanotto deu total respaldo à solicitação para implantar o projeto Rota Cênicas da Serra Catarinense Inesquecível,  que foi selecionado ano passado, entre 39 propostas avaliadas pela Secretaria de Estado de Turismo.

A deputada explicou à Pavan que há uma proposta cadastrada dentro da Amures para realização de um Seminário de Rotas Cênicas e que será destinando R$ 100 mil para o evento. O presidente da Amures falou da importância econômica do projeto para a região e a possibilidade que se cria de desenvolvimento especialmente aos pequenos municípios.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza e a assessora de Turismo Ana Vieira também acompanharam a reunião e explicaram que foi reorganizado ano passado, o Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra está engajado nesses projetos de capitação de recursos, organização e fortalecimento do setor.

Do município de Bom Jardim da Serra, a Secretária de Turismo Sandra Vieira Padilha e o chefe de gabinete Rilton Oliveira pediram ao secretário Pavan atenção especial à Serra do Rio do Rastro que tem apresentado problemas estruturais na rodovia com ameaças de deslizamentos de pista.

Secretário Murilo Flores visitará Rio Rufino semana que vêm

O presidente da Amures ainda participou na terça-feira, de uma audiência com o Secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores, junto com a deputada federal Carmen Zanotto e a secretária executiva de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani.

O prefeito formulou ao secretário de Estado pedido para que libere recursos para contenção de barreiras na Serra do Rio do Rastro e para que ajude a incluir a pavimentação da SC-370, que liga Rio Rufino a Urubici entre prioridades do Estado. A rodovia já faz parte das prioridades do Orçamento Regionalizado da Assembleia Legislativa.

Ficou acertado que na próxima semana, Murilo Flores visitará Rio Rufino para afunilar as tratativas com o prefeito.

Oneris Lopes  - Jornalista (DRT - 4347/SC) - AMURES