A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (SEMASA), comunica que a partir da próxima segunda-feira, (23/01), vai retomar os trabalhos de implantação da rede de saneamento no bairro Santa Catarina, serviços do Complexo Araucária.

Nesta fase, serão colocados tubos para a implantação da rede de emissário geral a partir da Rua Aujor luz, nas proximidades do CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, seguindo pela Rua Osvaldo Aranha até a Rua Alcides Pereira de Andrade, onde será executada uma elevatória para bombeamento do esgoto. Os trabalhos acontecem das 8h da manhã às 12h e das 14h até às 17h de segunda à sexta-feira. As ruas não serão interditadas, apenas sinalizadas para as escavações. O risco da falta de água não está descartado, se houver algum rompimento da rede durante a operação.

Toda a rede será ligada à Estação de Tratamento do Complexo Araucária, que possui 37 km de extensão e contempla oito bairros da cidade. Quando estiver pronta, a obra orçada em R$ 25 milhões e que está sendo executada pela empresa STC, vai ser responsável pelo tratamento de mais de 60% do esgoto sanitário de toda a cidade, que atualmente é de 20%.

O engenheiro de Fiscalização da SEMASA Charleston Drehmer, alerta que apesar da rede já estar pronta em alguns locais, os moradores não podem fazer a ligação do esgoto de suas casas com a rede da rua. “Isso tem sido a causa de muitos vazamentos. Como a estação não está pronta, esse esgoto não tem pra onde ir”, destaca Drehmer.

Assess. de Imprensa da PML - Fotos Greik Pacheco