Uma importante mudança está acontecendo em Santa Catarina: cinco cidades do Estado estão a um ano do switch-off, o desligamento do sinal analógico de televisão. Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes são os primeiros municípios catarinenses a passar pelo processo, previsto para ocorrer em 31 de janeiro de 2018. A transformação é decorrente de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão do governo federal, e tem em vista uma série de benefícios, como o ganho em qualidade de som e imagem na TV aberta e melhorias nos serviços de telecomunicação no país, inclusive maior oferta de internet 4G.

Sintonizada nesse processo, a RBS TV dá início agora a uma série de ações informativas para garantir que os telespectadores estejam preparados para a recepção do sinal digital até o desligamento do analógico.

Além disso, a RBS TV também prepara uma campanha de comunicação própria e já se organiza para o tratamento editorial do assunto ao longo de todo o ano. A emissora disponibiliza ainda um canal para esclarecimento de dúvidas, no e-mail tvdigital@rbstv.com.br. O endereço será útil para difundir informações sobre os temas que mais geram questionamentos, como os motivos da mudança e a instalação de antenas e conversores digitais.

Este é apenas o início do switch-off em Santa Catarina. A previsão é de que o sinal analógico em Blumenau e Joinville seja desligado em dezembro de 2018 e, nos demais municípios do Estado e do país, até 2023. Assim, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital.

 

Informações

Comunicação Corporativa – Relações com Imprensa

Foto: Juliana Gomes | G1