Em 48 horas, dez mil pessoas já cadastraram o CEP no número 40199 para receber notificação de emergência e orientações da Defesa Civil de SC por SMS. Desde quarta-feira, 1, moradores de 20 municípios pilotos podem aderir ao sistema. Mesmo quem não receber a mensagem de convite, pode cadastrar o endereço para ser monitorado em caso de perigo. Após quatro meses, o projeto será levado para todos os municípios catarinenses com os ajustes necessários.

O serviço é gratuito e coordenado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). O objetivo é informar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens de texto.

Os municípios que fazem parte da primeira fase são: Araquari, Araranguá, Arvoredo, Balneário Rincão, Barra Velha, Caçador, Herval D'Oeste, Ilhota, Itapiranga, Maravilha, Mirim Doce, Pedras Grandes, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio dos Cedros, São Carlos, São João Batista, Três Barras e Urubici.

 

Informações

 

Assessoria de Imprensa da Defesa Civil de SC

Foto: Cleiton Ferrasso / Ascom SDC