O primeiro evento do treino da integração atraiu mais de 60 participantes para uma atividade coletiva do judô neste sábado (4/02). O tatame foi estendido no palco da praça de alimentação do Lages Garden Shopping para a prática esportiva. Marcado para ocorrer no primeiro sábado de cada mês, o treino de março contará com a presença de judocas da cidade de Urupema.

No final da década de 1990, a Serra Catarinense foi um dos destaques estaduais com atletas competindo, inclusive, em disputas internacionais. “Queremos que Lages tenha essa notoriedade novamente. Por isso, há seis anos estamos empenhados difundir o esporte. Ter parceiros como o shopping é muito importante nesse processo”, diz Gustavo Rocha, um dos idealizadores do treino da integração.

Em Lages, três academias oferecem os ensinamentos do judô: Associação Desportiva Caminho Suave, Kako Judô e Sesc. Eles reúnem homens e mulheres com idade entre três e 65 anos que acreditam no esporte e na filosofia de vida. “Nossa ideia é mostrar que o esporte pode ser feito por todos, sem exclusão, e, especialmente, que jovens e adolescentes o adote antes de iniciar em caminhos incertos como o das drogas”, destaca o professor Karlo Moura.

Mais organização

Ele reforça que a atividade trabalha muito com a parte física e psicológica, em especial no que diz respeito à disciplina e comportamento. A técnica em enfermagem Eliane Siqueira de Souza levou dois filhos e uma sobrinha para o evento e é prova dos benefícios do judô para as crianças. “Eles estão muito mais atentos, disciplinados e organizados depois que começaram a fazer judô”.

As primas Julia Siqueira de Souza, de cinco anos, e Heloisa Rodrigues de Souza, oito, fazem questão de ouvir cada ensinamento do professor. “Nós gostamos muito de tudo isso”, dizem as meninas que treinam juntas há cerca de dois anos.

 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação