O 6º Batalhão de Policia Militar (PM) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) buscam reforçar a presença e a proximidade com o produtor rural e aumentar a capacidade de ação dessas forças de segurança no interior, por meio de operações conjuntas. Essa parceria firmada no ano passado é inédita em Santa Catarina. O patrulhamento, principalmente no período noturno, foi intensificado e atividades pontuais nas comunidades rurais com maior índice de ocorrência estão sendo feitas.

 

Com auxílio de um receptor GPS, os policiais realizam o georreferenciamento da região. “Estamos mapeando os principais pontos de crime. Com essas informações conseguimos aperfeiçoar o serviço”, destaca o comandante da PMA, major Alexandre Pimentel.

Importante registrar ocorrência

 

A Patrulha Rural é um policiamento dedicado e preventivo voltado para as regiões de interior dos municípios da Serra. A meta é minimizar os crimes e agir de forma mais preventiva. Para melhorar o atendimento, a polícia conta com ajuda da comunidade no levantamento de informações.

 

O comandante da PM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, reforça que é importante que os produtores rurais denunciem os delitos e registrem a ocorrência. “A denúncia nos dá subsídios para desenvolver estratégias e ações mais efetivas”. Furto de gado, roubo e furto estão entre as maiores ocorrências no interior.

 

Para se aproximar dos proprietários rurais, os policiais estão realizando visitas e reuniões para levar informações sobre o assunto e orientar os produtores sobre a importância de comunicar os fatos relacionados aos crimes.

 

Texto Catarinas - Imagens PMA