Vereador Bruno Hartmann (PSDB) teve projeto aprovado na Câmara proibindo as pessoas de soltar fogos de artifício com estampido em Lages (comumente chamados de "foguetes"). E quem fizer isso - e for pego - poderá levar multa de até R$ 626,00. A alegação do vereador é que esse tipo de estampido faz mal à saúde das pessoas e animais.

Perguntamos:

- Vão proibir os fiéis no dia 12 de outubro (Dia da Padroeira do Brasil) de soltar foguetes ao meio-dia? E na virada do ano? Quem vai fazer a fiscalização nestes dias? Os agentes de trânsito? Os agentes comunitários de saúde? Ou o  próprio vereador? 

Se a alegação é essa - o estampido causa problemas à saúde - como coibir aqueles que costumam buzinar alto? Imagina numa comemoração de título nacional do Flamengo ou do Corintians se não haverá foguetório e buzinaços.... E numa vitória eleitoral? Não farão festa?.... E aí, vereador, como vc vai coibir isso? Buzinaço não provoca danos à saúde das pessoas e dos animais?

E os alto falantes daqueles que passam no centro e nos bairros oferecendo produtos com carro de som?

E os motoqueiros que aceleram forte suas poderosas motocas só pra mostrar a potência de suas máquinas?

Me diga, vereador, isso tudo será proibido?

Tenham a santa paciência, né. É a típica lei de quem não tem coisa mais importante para fazer. E que dificilmente vai ser cumprida. Até porque, quem vai fiscalizar e punir?

Loreno Siega - Revista Visão 

RESPOSTA DO VEREADOR