A equipe Lages Xadrez Clube disputa, neste final de semana, o FENAC - FESTIVAL NACIONAL DA CRIANÇA. A competição acontece em Brasília-DF, entre os dias 19 e 23 de abril e reúne os melhores jogadores do Brasil até 14 anos. Em disputa, o título Nacional nas categorias Sub 8,10, 12 e 14 anos e uma vaga para o Campeonato Mundial e Pan-Americano de Xadrez. Cada jogador disputa 07 (sete) partidas de 04 (quatro) horas cada e serão premiados com troféus (os 3 primeiros) e medalhas (até 10° lugar).

De Lages, 03 enxadristas disputam a competição, com destaque para Luiz Henrique da Silva Bugança (Colégio Univest), atual Campeão Brasileiro Sub 10 e que esse ano disputa a Sub 12. Luiz é Tetracampeão Catarinense e 3° Lugar no Pan 2016. Iniciou sua caminhada na Escola Municipal Professor Trajano e em 2016 foi selecionado no Programa Bolsa Atleta do Colégio Univest e com isso teve um grande incentivo para continuar treinando. Segundo o professor e Mestre Nacional, Marco Cordeiro, o programa beneficia os destaques no esporte oriundos de escolas públicas e contribuiu muito com a modalidade: “Eles sentem-se mais motivados e compromissados com o projeto”, analisa Marco, que acredita numa boa campanha dos enxadristas na Capital Federal: “Nunca é fácil por tratar-se de um Nacional, mas estamos confiantes numa boa campanha”, destaca Marco.

Além de Luiz, Clarissa dos Santos Passos (Colégio Objetivo) e Vitória Luiza de Liz (Colégio Estadual Flordoardo Cabral) também representam a cidade no Brasileiro. Clarissa já foi Bronze no Brasileiro de 2015 e disputa a Sub 14. Vitória faz sua estreia no FENAC, mas tem bons resultados em 2016, como ouro na OLESC, em disputa individual (Desempenho por Tabuleiro).

 

Para o Nacional, os enxadristas tiveram apoio do Colégio Univest, Colégio Objetivo, Colégio Flordoardo Cabral, Deputado Fernando Agustini Coruja, Transul, BHC , GTS do Brasil, Patricia Mituti, Melissa Candido Nunes e André Furlan. A equipe embarca nesta quarta-feira pela manhã, com a Delegação catarinense, num total de 30 integrantes do estado catarinense.