Neste ano, quatro videirenses representarão Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, em Londrina (PR). Três deles conquistaram a vaga para integrar a Seleção Catarinense por terem disputado o estadual de 2016 e terem terminado entre os três primeiros colocados em suas categorias.

Yuri Zanin Imianoski, 13 anos, disputa na Categoria 12 e 13 anos (até 50kg), ficou com a segunda colocação geral no estadual do ano passado. Matheus Botin, que disputa a mesma categoria, foi o terceiro colocado.

Bruno Nawroski Zanella, 13 anos, foi o terceiro colocado na Categoria 14 e 15 anos (acima de 70kg). O quarto representante videirense é o professor Ivonei Dambrós, 41 anos. Ele não disputou o último estadual, mas classificou-se para o Brasileiro a convite da Federação Catarinense de Karatê.

A oficialização da classificação dos garotos e o convite ao professor foram feitos em dezembro, quando a Federação oficializa o ranking estadual, com base na pontuação conquistada por atleta em quatro etapas realizadas durante o ano.

“Nesta etapa que participaremos em Londrina, os três primeiros colocados em cada categoria se classificam direto para a final, que acontece em outubro, em Salvador (Bahia)”, comenta Dambrós.

PREPARAÇÃO| Yuri, Matheus e Bruno praticam Karatê há dois anos e são alunos de Dambrós na escolinha de Karatê do município, mantida pela Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV). A escolinha atende, gratuitamente, cerca de 45 alunos, com idade entre 10 e 14 anos.

Neste ano eles já disputaram a primeira etapa do Estadual e o mês de abril foi reservado para os treinos à eliminatória do Brasileiro. 

Segundo Dambrós, que pratica a modalidade há 28 anos, a meta da FMEV e da Associação Videirense de Karatê é formar atletas e, dentro de quatro anos, fazer Videira despontar na modalidade Brasil afora.

 

Núbia Garcia - Assessoria de Imprensa