A  Serra Catarinense está com participação maciça no I Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, durante todo dia desta terça-feira (25), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. As parcerias público-privada foram um dos destaques na abertura do evento que tem como temática: “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos.

A assessora de turismo da Amures e secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra Ana Vieira acompanha o evento à pedido do presidente da Associação de Municípios, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier. O prefeito de Ponte Alta Luiz Paulo Farias, fez questão de ir pessoalmente ao evento.

“Nosso município não tem um turismo consolidado, mas sabemos que temos potencial e tudo que pudermos agregar para desenvolver nossa comunidade é importante”, disse o prefeito. Ele está atendo à possibilidade de captar recursos do Ministério do Turismo para que Ponte Alta entre no mapa turístico da Serra Catarinense, por estar no eixo de deslocamento dos turistas.

O Secretário Nacional de Estruturação do Turismo Neusvaldo Ferreira Lima, falou do novo momento que atravessa o turismo no Brasil, onde a ordem são as parcerias do setor público e privado. “As dificuldades financeiras públicas são visíveis e o caminho é a transição de parcerias com a iniciativa privada. O Ministério do Turismo contratou inclusive uma consultoria técnica para capacitar seu quadro de colaboradores para este desafio”, revelou Neusvaldo Lima.

O secretário de Estado de Turismo Cultura e Esportes Leonel Pavan falou do novo reordenamento nesses 90 dias em que está à frente da pasta e dentre outras palestras, a assessora de Turismo da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Raquel Pedroso Rodrigues apresentou a estrutura da federação e as ações da entidade, para o fomento do turismo em todos os municípios de Santa Catarina.

Oneris Lopes  - Associação dos Municípios da Região Serrana