Uma geladeira recheada de livros foi instalada no hall de entrada do prédio da Administração do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, nesta quinta-feira, 11.

A "geladeiroteca" ficará à disposição da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que poderá trocar e levar livros para casa, além de abastecê-la com doações de exemplares novos ou usados.

A iniciativa partiu de um grupo de servidores, que desejava colocar livros à disposição da comunidade. O técnico universitário Matheus Machado conta que a inspiração veio de uma viagem a Rio do Sul, na região do Alto Vale do Itajaí: "Encontrei uma geladeiroteca nessa viagem e trouxe a ideia".

O projeto teve apoio da Associação Lageana de Escritores (ALE), da qual o técnico universitário é integrante. Foi a ALE que plotou e doou a geladeira e os servidores abasteceram com livros. "A técnica Debora Gebert possuía livros e incentivou doações, fortalecendo o projeto", diz Machado.

Cerca de 50 exemplares estão disponíveis e a intenção é que o fluxo de trocas e doações faça aumentar o número de livros do projeto. Esta é a segunda geladeiroteca instalada em Lages, com o apoio da ALE. A primeira foi colocada na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages