“Somos gratos pelo apoio e os investimentos que o governo do Estado está fazendo na Serra Catarinense. Mas ainda somos a região menos desenvolvida do Estado e sabemos que alguns gargalos impedem nosso desenvolvimento. Como este aeroporto que está em construção há 17 anos e ainda não entrou em funcionamento. Essa é sem dúvidas a maior necessidade hoje da nossa região”.

O desabafo é do presidente da Amures, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, que conduziu na tarde desta sexta-feira (12), assembleia de prefeitos com a presença de mais de 100 pessoas, no salão principal do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. A reunião serviu para unir os prefeitos e reforçar as cobranças para que o aeroporto entre em operação, ainda este ano.

O prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro agradeceu ao presidente da Amures por ter aceito convite de incluir a assembleia de prefeitos na programação dos de 35 anos de emancipação política e administrativa de Correia Pinto. E reforçou o pedido de engajamento dos prefeitos pela conclusão e operacionalização do aeroporto.

“Sabemos da intenção do governo de ajudar a realizar este sonho, mas já perdemos muito tempo e a região tem pressa para ver este aeroporto funcionando. Mais que pessoas, este aeroporto vai realizar um sonho de todos nós e ajudar a alavancar a economia da Serra Catarinense”, afirmou Celso Rogério Ribeiro.

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos César Souza Júnior e o secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan que haviam confirmado presença para falar sobre as obras do aeroporto e as ações de fortalecimento do turismo na região, acabaram não comparecendo ao evento. Representando o governo do Estado, Walter Manfrói confirmou a reedição do Fundam este ano e pediu pressa dos prefeitos em agilizar projetos para receber os recursos.

Prevendo o grande número de pedidos de projetos a partir do Fundam, a Amures reforçou a equipe de engenharia e pretende inclusive firmar mais uma parceria com a Uniplac, através do curso de engenharia. Hoje, os 18 municípios da Serra Catarinense estão aptos a receber recursos do Fundam.

Após a reunião os prefeitos e convidados puderam conhecer a pista do aeroporto, num passeio de ônibus contratado pela prefeitura. Depois participaram de uma confraternização no salão com vista panorâmica do prédio, enquanto o aeroporto não entra em operação.

Oneris Lopes - Assess. de Imprensa da Amures