Neste sábado (13/05) foi encerrado o curso de Proteção e Defesa Civil oportunizado aos colaboradores comissionados da prefeitura. Os conceitos e noções foram repassados pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O encontro de sábado foi destinado a ensinamentos aquáticos práticos sobre embarcações a remo e a motor, nos aspectos de prevenção e salvamento, com treinamento desenvolvido no Salto Caveiras, além de instruções de prestação de socorro.

No total foram três dias de aulas (6, 10 e 13 de maio), totalizando 20h, ministradas na sede do próprio Corpo de Bombeiros de Lages. A missão da qualificação é preparar os agentes voluntários de Defesa Civil de forma adequada para contribuir no suporte às pessoas nas ocorrências de cheias, enchentes, inundações, vendavais, deslizamentos de terra, chuvas de granizo e incêndios, além de disseminar informações sobre medidas de precaução.

Na ementa, os seguintes assuntos: ações preventivas; redução e prevenção de desastres; primeiros socorros (avaliação inicial da cena, sinais vitais, ferimentos, hemorragia, fraturas, queimadura, choque elétrico, desmaios); práticas de primeiros socorros (imobilização e contenção de hemorragias); práticas com embarcação a motor e a remo, e noções de prevenção e salvamento em ambientes aquáticos - treinamento no Salto Caveiras.

O projeto de capacitação foi criado pelo secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do município, Jean Felipe Silva de Souza, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). “A Defesa Civil agradece a todos que participaram, se comprometeram e se dedicaram ao curso. Um muito obrigado em especial aos bombeiros pelo empenho e parceria de sempre”, pontua o secretário-executivo, Jean Felipe Silva de Souza, reiterando que infelizmente a Defesa Civil irá se deparar com situações adversas e, nos casos de inundações, os voluntários poderão auxiliar na locomoção e resgate de vítimas isoladas pelas águas em suas residências. “Foi um curso básico. Os funcionários sanaram dúvidas, demonstraram interesse e será um apoio nas necessidades”, avalia. Um convênio firmado entre a prefeitura e os Bombeiros rege que os militares assessorem o poder público municipal nos assuntos ligados à Defesa Civil e à segurança contra incêndios.

Fotos: Divulgação - Texto: Ascom/PML