Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à preservação. Em Lages, as programações alusivas se estenderão por todo o mês de junho, instituindo no município o Mês do Meio Ambiente.

Promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com o apoio de várias instituições, a programação está recheada de atividades para atender a todos os públicos: crianças, técnicos, acadêmicos, professores e a comunidade em geral.

O tema desse ano é "Mata Atlântica: conhecer para conservar". O Mês do Meio Ambiente terá seu início no Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio. Para comemorar esta data, está programada uma Pedalada Ecológica para os ciclistas amantes da natureza.

Durante o evento, haverá sorteio de brindes e bicicleta e as inscrições serão feitas na hora. O percurso será da praça Joca Neves com destino ao Parque Natural Municipal, localizado no bairro São Paulo. “Os participantes terão uma surpresa no Parque Natural esse ano. Será um passeio bastante agradável”, garante a bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

A abertura oficial do Mês do Meio Ambiente será no dia 5 de junho, às 19h30min, no Teatro Marajoara, juntamente com a premiação do concurso fotográfico da Mata Atlântica e com o lançamento da exposição fotográfica. Para mais informações ou dirimir dúvidas, interessados podem ligar no Centro Ambiental Ida Schmidt, pelo (49) 3224-3142.

 

Bióloga Michele Pelozatto - Secret. de Meio Ambiente de Lages 

Programação com temas variados

Além da pedalada, o cronograma segue com temas relevantes à preservação do meio ambiente. Para os técnicos, professores e população em geral, terá uma oficina sobre os frutos da Mata Atlântica. O evento será realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no dia 24 de junho. Os participantes contarão com certificação, além da palestra sobre a Mata Atlântica.

Haverá ainda palestra sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em Santa Catarina, que se trata de uma categoria de Unidade de Conservação particular criada em área privada, por ato voluntário do proprietário, em caráter perpétuo, instituída pelo poder público. A palestra será no dia 29 de junho, na Câmara de Vereadores, também com certificação.

Uma novidade esse ano é que todos os Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) receberão um espetáculo de teatro com o grupo Circula-Dô. E também, além do público da cidade, a localidade de Macacos, no interior do município, receberá uma palestra sobre o pinhão. “Toda essa programação só será possível porque temos grandes parceiros que nos auxiliam na realização desse Mês do Meio Ambiente. Além da pedalada, que será a nossa primeira atividade, queremos convidar a comunidade para participar de todas as outras atividades, que foram pensadas com intuito de envolver a todos”, diz a bióloga Michelle.

Foto: Arte/Divulgação - Texto: Ascom/PML