A Câmara de Vereadores de Lages realiza sessão especial nesta quinta-feira (18/05), às 19h, para tratar da lei que regulamenta a produção e a venda do queijo artesanal serrano, de autoria do deputado Gabriel Ribeiro. A ideia do vereador Pedro Figueredo, que propôs a sessão, é reunir a comunidade, especialmente queijeiros, para tirar dúvidas.

Essa lei existe desde agosto do ano passado, quando a produção saiu da clandestinidade. Depois de sancioná-la, o Governo do Estado trabalha com a regulamentação da lei, que definirá como ela deve ser aplicada.

A Secretaria de Estado da Agricultura acredita que até a semana que vem concluirá o seu levantamento técnico e enviará a matéria para a Casa Civil, que conclui o processo e deixa pronto o decreto de regulamentação, que deve ser assinado pelo governador Raimundo Colombo. Técnicos do Estado estimam que o documento para regulamentação deve estar pronto para assinatura do governador até a primeira quinzena de junho.

Estudo da Epagri mostra que mais de duas mil famílias produzem queijo artesanal serrano. Depois da aprovação da lei pela Assembleia Legislativa, os queijeiros têm procurado a Epagri em busca de informação técnica para adaptar as suas instalações às exigências da lei. 

 

Tarcísio Poglia - Assess. de Imprensa deputado Gabriel Ribeiro