Olhinhos bem atentos e vez por outra brincadeiras e gargalhadas. Neste clima, os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Gente Miúda, do bairro Petrópolis, passaram a tarde desta quinta-feira (29). O grupo de Teatro Circula-Dô visitou a unidade escolar levando divertimento e aprendizado sobre o meio ambiente, com a peça “Mata Atlântica dos Campos de Cima da Serra”.

O espetáculo, com aproximadamente 40 minutos de apresentação, está circulando por todos os 83 Ceims e faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que neste ano tem o tema voltado para a preservação da Mata Atlântica. Foi elaborado especialmente para ser apresentado nesta época, e conta com bonecos e fantoches produzidos artesanalmente, manuseados pelo casal de atores do Circula-Dô.

O objetivo é apresentar, de forma mais lúdica, a flora e a fauna local. Bonecos representavam animais como o passarinho João-de-barro, a raposa, sapos, corujas, o pinheiro araucária, entre outros elementos do bioma da região serrana. “Pensamos em um projeto que estivesse voltado para esse público, com crianças menores, e o teatro é uma atividade lúdica que permite incluí-las no tema ‘meio ambiente’”, comenta a bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

A diretora do Ceim Gente Miúda, que conta com 160 alunos matriculados, Simone Moreira, diz que o tema já estava sendo inserido em sala de aula, na disciplina Sustentabilidade, e que o espetáculo vem para somar ao trabalho realizado pela equipe de professores. “É uma iniciativa muito bacana, pois a conscientização sobre a preservação do meio ambiente deve ser incentivada logo na primeira infância”, diz.

O espetáculo está passando pelos Ceims desde final de maio e deve prosseguir até completar todas as unidades, com previsão de conclusão em agosto. Durante o Mês do Meio Ambiente diversas atividades envolveram toda a comunidade, estudantes e pesquisadores, com palestras, oficinas, sessões de cinema especial, exposições, entre outras.

 

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML