Com a presença de grande número de autoridades ligadas à educação e à cultura, recebidas e capitaneadas pelo prefeito Antônio Ceron e pelo Superintendente da FCL, Gilberto Ronconi (Giba),  além da imprensa, foi lançado oficialmente nesta manhã, nas dependências da Fundação Cultural de Lages, o 3º Salão do Livro da Serra Catarinense. A edição deste ano fará homenagens especiais a dois profissionais de Lages: Wilma Machado Carrillo (primeira mulher médica da cidade - e que gosta muito de ler e escrever) e o jornalista Névio Fernandes Filho. 

O evento vai acontecer no período de 11 a 17 de setembro (uma semana inteira), na Praça Joca Neves, assim como aconteceram as duas edições anteriores. Durante os sete dias do evento, haverá inúmeras atrações de caráter artístico-cultural, além de diversos distribuidores de livros e revistas, escritores, apresentações de teatro e de música, além de debates culturais e lançamento de livros.

Entre os nomes externos que já estão confirmados, estarão: escritor e jornalista Fabrício Carpinejar (RJ), Simone Paulino (São Paulo), Tânia Ramos (Florianópolis), Dado Villa-Lobos (Rio de Janeiro), Rodrigo Casarin (São Paulo), Lourenço Mutarelli (São Paulo), casal Raphael Draccon e Caroline Munhoz (de Los Angeles, EUA – são artistas brasileiros que vivem nos  Estados Unidos), Ronald Augusto (Porto Alegre, RS), entre outros.

As atividades iniciarão sempre às 8h30min. E só vão encerrar por volta das 20h30min. (às 19 horas sempre inicia a atividade mais importante do dia, com debates e palestras).

O Superintendente da FCL, Giba Ronconi, agradeceu toda a equipe da Fundação Cultural que se envolveu e que irá atuar no 3º Salão do Livro da Serra Catarinense. Ele também agradeceu aos apoios e patrocínios, bem como destacou a importância que o evento já tem para Lages, principalmente para as futuras gerações. Já o prefeito Antônio Ceron lembrou que o legado da educação e da cultura é o único que não ocupa espaço  e que transforma a vida das pessoas de verdade. Ele lembrou que a educação de Lages, através das escolas, estará presente em peso ao evento. E convidou toda a comunidade a participar e prestigiar. 

Texto e fotos: Loreno Siega – Revista Visão