Jovens agricultores catarinense se reúnem para pensar no futuro do agronegócio. Mais de 250 jovens das regiões de São Joaquim, Rio do Sul, Canoinhas, Lages e Mafra estarão juntos nesta quinta-feira (17) durante o Encontro Macrorregional de Jovens Rurais. O evento acontece às 8h no auditório da Associação Empresarial (Acil), em Lages.

Todos esses jovens têm em comum a formação nos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pelo Programa SC Rural. Os cursos acontecem nos Centros de Treinamento da Epagri, onde os jovens recebem noções de administração e aprofundam seus conhecimentos nas cadeias produtivas mais importantes de suas regiões. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. Até o final deste ano, serão quase 1.800 homens e mulheres preparados para se tornarem os agricultores do futuro.

Após a formação, os jovens elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários e as melhores propostas são selecionadas para receber o apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem executadas. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros.

A programação do Encontro Macrorregional de Jovens Rurais conta com palestras, debates e apresentação de casos de sucesso relatados pelos próprios jovens que já passaram pelas capacitações da Epagri e hoje se tornaram empreendedores rurais bem-sucedidos. Na região de Lages serão relatadas experiências exitosas em turismo rural, produção de queijos, pecuária de corte e de leite e fruticultura.

Programa SC Rural

O SC Rural conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária, que induzem a criatividade e a inovação para empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.

 

 

Assessoria de Comunicação da Epagri