O governador Raimundo Colombo lançou na manhã desta quinta-feira (17/08) em Lages, a segunda etapa do  Programa Banho de Energia. Nove prefeitos prestigiaram o evento no auditório do Orion Parque Tecnológico. O programa proporciona a instalação de sistemas para aproveitamento do calor gerado por fogões à lenha para aquecimento de água em moradias rurais da Serra catarinense.

Os contemplados nesta nova etapa serão moradores dos municípios de Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici. O prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel representou o presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier no evento e destacou a importância do projeto.

“Essa ação resulta num grande ganho para estas famílias. Além de proporcionar mais economia gera conforto nas casas, redução no volume de queima de madeira e se revela um projeto de sustentabilidade ambiental”, comentou Vilmar Neckel. Por meio desse projeto também serão substituídas 12 mil lâmpadas tradicionais por lâmpadas de Led em 2.400 unidades consumidoras da região.

Nesta fase do projeto serão contempladas 150 residências em Lages e nos demais municípios 100 casas. São Joaquim e Urubici serão distribuídos respectivamente 30 e 20 trocador de calor para completar os que faltaram na primeira fase.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, lembrou que o Banho de Energia integra as ações de sustentabilidade da companhia. O governador Raimundo Colombo destacou que o investimento no projeto é de R$ 5.9 milhões com início da implantação dos equipamentos a partir de setembro.

Oneris Lopes  - Associação dos Municípios da Região Serrana